segunda-feira, 24 de maio de 2010

Olha o Camarão aí, gente!!


Em Las Vegas, no meio da minha programação obrigatória de trabalho, lá estava: Palestra de James Cameron. Sim, o recordista de bilheteria, multimilionário cineasta, agora arranjou mais uma maneira de encher o cofrinho, participando de eventos corporativos para executivos babaovo (ou nem tanto) e satélites de (pseudo) celebridades. Falaria sobre o uso da tecnologia em seus filmes, o Cameron. E falou. E falou, E falou. Por uma hora sem parar.

Foi um discurso monocórdico e auto-elogioso, ressaltando a sua própria 'genialidade' como gerador de dólares, a sua capacidade de superar recordes atrás de recordes, etc. Até aí, tudo bem... não daria pra esperar muito além disso de um americano 'vitorioso' falando para uma platéia de pessoas que, em geral, valorizam exatamente isso: a competência e a qualidade humana medidas pela conta bancária. Mas eu, talvez na verdade o mais babaca daquele enorme auditório com 6 mil pessoas, esperava que Cameron mostrasse um pouco dos 'segredos' tecnológicos de 'Terminator', do 'Titanic' e do 'Avatar'. Mas não: nenhum 'making off', nem mesmo um trailer, nem uma mísera foto - nenhuma imagem!

E ainda por cima, em virtude da fila de perguntadores inscritos na parte final da palestra, não tive chance de fazer a pergunta que queria: "Seu Cameron, diz aí; vc esteve recentemente na Amazonia e disse, entre outras obviedades, que filmaria o 'Avatar 2' na selva brasileira. Gostaria de saber se isso é mesmo verdade ou se não seria apenas uma frase de efeito pra gerar um fato midiático local. E se é mesmo verdade, já que vc acabou de dizer que 95% do Avatar foram criados no computador, que diferença faria filmar esses 5% restantes na Amazônia ou nos jardins da sua mansão em Beverly Hills?"

3 comentários:

anna disse...

excelente pergunta, marcinho.
mas, ainda bem que não a fez ao cameron.
você seria um ex-funcionário nesse momento.

Anônimo disse...

i´m the king of the world!
abraço,
parangolé

Tiago Ferreira disse...

Neil,

O pior é que o Mr. Camerão está praticamente virando uma referência no campo da sustentabilidade, muito por sua temática tratada em 'Avatar'.

Sem falar que ele já veio por essas bandas para 'protestar' contra a construção da usina em Belo Monte.

Agora, diz aí: o fato dele querer filmar na Amazônia está mais atrelado a uma causa ambiental particular do Camerão, ou ele pretende dar continuidade à sua persona-ambiental-pós-Avatar-que-defende-uma-causa-social???

Very weird....

Abs,
Tiago