domingo, 2 de maio de 2010

Os Velhos Baianos



Com atraso, assisti nos últimos dias aos DVDs mais recentes de Gil e Caetano: 'Bandadois' e 'Cê', respectivamente. E gostei de ambos. Gil, depois da temporada 'no inferno burocrático' do Ministério da Cultura, e depois de enfrentar sérios problemas nas cordas vocais, retornou com estilo e elegância. Em formato acústico/minimalista, emoldurado por inspirada iluminação e um palco de concepção simples e eficiente, 'Bandadois' destaca a qualidade do violão de Gil (acompanhado na maior parte das músicas por seu filho Bem, de toque discreto e competente) e um repertório muito bem escolhido, com direito a inspiradas releituras de 'Esotérico', 'Andar com Fé', 'Refavela', 'Lamento Sertanejo' e 'Tempo Rei', além das menos conhecidas e igualmente superiores, 'A Linha e o Linho', 'Metáfora', 'Banda Um', 'La Renaissance Africaine' e 'A Raça Humana'. Há espaço ainda para algumas canções da (boa) nova safra do compositor, como 'Máquina de Ritmo', 'Quatro Coisas' e 'Pronto pra Preto', além da correta participação de Maria Rita na bonita recriação de 'Amor até o Fim'. Já o DVD de Caetano traz a gravação do show que se seguiu ao lançamento de 'Cê', onde o autor configura mais uma polêmica guinada em sua carreira - optando por um formato de rock 'sujo', ruidoso e urgente - proposta que foi aprofundada (e aperfeiçoada) no CD mais recente, 'Zii e Zie' . O DVD 'Cê' é muito bom - traz o cantor mais uma vez esbanjando competência em 'Não Me Arependo', 'Homem', 'Rocks' e 'Odeio', pra citar só algumas. E pelo menos um momento de suprema iluminação, na interpretação da pouco lembrada 'O Homem Velho', originalmente gravada no distante LP 'Velô'. E além de tudo, 'Cê' revela a excelência de um novo grande guitarrista: Pedro Sá.

4 comentários:

Márcia W. disse...

Neil,

esse ano o Caetano vem para o The Hague Jazz Festival. Pelo menos é o que vi nos cartazes na rua, e também a Joss Stone! Continuo achando que nada disso é jazz mas muuuito melhor do que o martelador de pianos ©QPQT brazuca que baixou aqui ano passado...
De resto, não vi ainda esses dvd´s, devem estar atravessando a grande poça....

anna disse...

muito bons os 2!

caetano, entretanto, é minha preferencia.
sempre.

Márcia W. disse...

Olhem só quem vai ser colunista no globo (aqui).
Dei uma lida no comentários do leitores e fiquei assustada.

jayme disse...

Bem lembrado o "Homem velho". Na época, ele mencionou ter se inspirado em Roberto Carlos. É uma canção especialíssima: letra inspirada e melodia sobre uma curiosa levada de valsa que não é valsa. Um dos momentos grandes de Caetano.