segunda-feira, 25 de maio de 2009


Nunca vi essa menina Maísa e nem pretendo. Não assisti, tampouco, a já célebre cena em que o $ilvio $antos constrange a menina em seu tão tradicional quanto pavoroso programa de domingo. Aliás, praticamente não assisto TV aberta, já que quase nada ali me interessa. Mas tem uma coisa: pra mim, a relação desse meio de comunicação de massa com as crianças se deteriorou de vez por obra e graça de uma instituição chamada Xuxa. Acredito que essa pessoa (e mais do que ela, aquelas que a rodeavam) cometeu crime indesculpável contra toda uma geração de crianças, erotizando-as de forma chula, incitando-as ao consumismo predatório e à valorização irracional do 'ter' e do mais abjeto capitalismo - discriminatório e racista. A TV Globo continua líder folgada em termos de Ibope em todo o país, mas no Rio de Janeiro, talvez pela co-existência física da população com a sede da emissora, a Globo 'prende e manda soltar', abre qualquer porta, faz e acontece. E mais: quase todo carioca sonha em conseguir um emprego na TV Globo. Na época do auge de Xuxa, o trabalho me obrigava a ir muito ao Rio de Janeiro. E chocado, constatava que a maioria das meninas cariocas sonhava em ser 'paquita'- aquelas ridículas assistentes do programa da Xuxa. Pior: suas mães, pessoas supostamente esclarecidas e inteligentes, batalhavam pistolões e faziam o que fosse necessário pra conseguir um teste para as filhotas no concorridíssimo 'quartel-general' da produção do Programa da Xuxa. Aquele local, aliás, parecia o antigo 'consultório' de atendimento do Zé Arigó em Congonhas do Campo: uma fila quilométrica, um circo dos horrores, um deprimente retrato do Brasil. Espero que, um dia, alguém venha a analisar com profundidade todo o mal causado pela srta. Meneghel a esse país, e a relação desse mal com o surgimento de aberrações e vítimas como essa menina inventada pelo homem do Baú.

27 comentários:

jayme disse...

Essa história começou aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ktsi6yQS6jA

Anônimo disse...

Neil:

Não rasgue ainda seus cupons.A menina ainda vai para o Show Bis(sic),nacional,seguindo os passos
de umas coisas chamadas Mallu Magalhães,SandyJunior, etc.

Günther.

Hélio disse...

O pior desses jovens "talentos" é que temos que conviver com eles por longos e massacrantes periodos... Já pensou encarar essa Mallu, a Maisa, os irmãos Jonas, o klb, a infantil eterna xuxa, o diogo mainardi (ops!!), por anos e anos. Um verdadeiro Pé no Saco.

Dessa Maisa, Neil, vi uma cena dela muito divertida, aliás duas. A primeira foi ela se recusando a falar o que estava escrito...
"não vou falar isso que está escrito aí"... parte para cima do cara que segurava o cartaz, arranca da mão dele, pica em mil pedaços e sai andando. Outra, ela estava conversando com o velho SS. Aí, como toda criança, se enche o saco daquele papo furado e sai correndo pelo palco, vai até onde o SS estava sentado e curiosamente toca no cabelo do dono do baú que ficou petrificado. Olha com essa carinha linda para a camera, coloca a mão na boca e espantada diz: - É peruca!!!

Na tv aberta, Neil, não perca o CQC que vai ao ar ao vivo toda segundona às onze da noite na band.

Maravilha o seu texto.

Sibila disse...

Neil,
é incrível como esse assunto demorou a ser tratado pela imprensa (li nesse domingo mea culpa da Folha dizendo que só a Bia Abramo tinha escrito algo sobre) e num momento em que aparentemente a gente tá mais vigilante com casos de molestação de crianças.
Curiosidade: o que era `consultório` de atendimento do Zé Arigó? Quem era/é esse cara?
Beijos

peri s.c. disse...

Mas afinal quem é mais descerebrado : quem faz os programas ou a massa inerme que os assiste ?

Essa menina surgiu no programa Raul Gil, outro evento de enoooorme qualidade da TV aberta.
Se bem que o advento da TV a cabo serviu para mostrar a imbecilidade que campeia na programação de TV, inclusive a dos ditos "paises desenvolvidos", pouca coisa se salva.

anna disse...

bravo!!!! mais uma vez...
por sorte minha filha preferia a tv cultura. portanto, não fui pentelhada para comprar a sandália, caderno, mochila, vestidinho com a marca - aliás de quem foi o designer? - da "artista".

tb nunca vi a menina maisa.
mas, além de xx, s.s. e r.g. fica a pergunta: e os pais? o faturamento em cima da menina vale o abuso?

anna disse...

jayme, depois dessa cena do youtube, cada vez mais acho que dentro da diversidade sexual humana, a xuxa e o michel j. fazem parte da mesma tribo.

Anônimo disse...

Anna e Neil:

Descobri a transa do Michal Jackson:êle se chama Wel.
Sempre em seus shows havia uma faixa:
WEL COME MICHAEL JACKSON.

Abraços

Günther.

mamma bruschetta s.c. disse...

Well, fui ver o filminho que o Jayme sugeriu.Quase interessante. Mas parece que o negócio dela agora é a Ivete Sangalo.

Neil Son disse...

jayme: ao menos, essa cena deve ter conseguido tirar da letargia àqueles que tinham a infeliz idéia de assistir os filmes-cabeça do walter hugo khouri, né? pra mim, um diretor chatodegalocha, incensado não sei porque...

Neil Son disse...

gunther: a malu magalhães é outro departamento. não acho ruim não.

Neil Son disse...

hahaha, helio, queria ver essas cenas da maisa. tão no iutube?

Neil Son disse...

sibila: zé arigó foi famosíssimo nos anos 60/70. baixava um tal de dr.fritz no hômi e ele operava tudo e todos, com faca de cozinha, sem anestesia, uma doidera total! dizem que curou muita gente, mas imagina só o circo de horrores que era...

Neil Son disse...

peri: é o tal do circulo vicioso que se retroalimenta, que se autoalimenta...

Neil Son disse...

anna: não sei o caso da maisa, mas muitas vezes os pais de 'fenomenos' como esses são tão algozes quanto vitimas dessa maquina de moer carne.

anna disse...

gunther, vc descobriu o que a mídia mundial nunca sacou!!!!!

jayme disse...

Neil, o Khouri era, na mesma proporção, chatérrimo e pretensioso.

Tiago Ferreira da Silva disse...

O que a Globo e seu império arquitetou, quando chamou a Xuxa para fazer parte de sua programação, foi uma tentativa de criar arquétipos para dar continuidade ao seu trabalho de massificação.

Pelo jeito, as crianças foram um alvo fácil, pois até hoje vangloriam-se com a ideia de fazerem parte da pirâmide do consumismo em larga escala.

Neste ponto concordo plenamente com você; a toda-poderosa ainda mantém seu poder de domínio perante a sociedade não só carioca, mas a brasileira em geral.

Como alguns membros ressaltaram acima, vivemos um momento diferente, e o que vem por aí pode ser pior: a disseminação de arquétipos da vulgarizada era digital.

Por mais que não goste da Mallu Magalhães, ela corre o risco de ser vítima nesse processo de divulgação de sue trabalho e pode (já está) sofrer uma banalização sem limites.

Enquanto isso não acontece, admiremos (ou relutemos) as tentativas repugnantes de encherem nosso cérebro de vis escrotínios para nos transformarem em meros números estatísticos.
Ou não.

hélio disse...

Quando começou este furor em cima da menina fui ver o que era. A cena do cartaz, vi no programa do SS. A cena da peruca foi no cqc da band. Ela, Maisa, realmente impressiona, aos cinco anos, aos vinte talvez não tenha nada de mais. O que me deixou incomodado foi o jeito que o SS falava com a menina... um véio conversando tema adultos com uma menina de cinco anos, achando que ela tinha uns trinta. Sei lá, Neil, mas deu para sentir que o negócio não ia dar certo. Cada situação constrangedora que ele colocava a menina dava para sacar que ela percebia que estava sendo colocada em situação ridicula e acusava o golpe... cinco anos Neil!

O que mais me espanta é essa sedução que esses famosos tem em cima da admiração popular, acham que estão acima do bem e do mal e podem falar suas cretinices, mostrar suas ignorâncias com ares de gênios da raça... Não entendo como os pais da menina não mandaram o véio escroto para a casa do chapéu com baú de dinheiro e tudo. Vai ser bem dificil tratar da menina agora.

A Mallu concordo com vc, no entanto, ainda é muito cedo para ser igualada a Marisa Monte, Ivete Sangalo e Rita Lee como está sendo colocado. O multishow, canal a cabo, recentemente exibiu especiais com esse time da pesada de mulheres e incluiu a Mallu na mesma balada... Vi na mtv ela sendo entrevistada pelo João Gordo, e sei lá Neil, me deu o mesmo sentimento que tive com a menina Maisa (embora o João tenha sido muito tranquilo com ela). Será que ela Mallu não é muito menina para ser colocada em posição de destaque em um país tão carente de artistas NÃO domesticados por psiquiatras e seus remédios tarja preta?

Anônimo disse...

A pequena Maísa é a cara da Susan Boyle!!! Olha bem e vê se a Ma não é a Su amanhã? Pat Gas

Ricardo Soares disse...

Sensacional post!!! já esculhambei Xuxa inumeráveis vezes no meu roxo blog mas a véia é blindada !!! não há quem a tire do trono que ela própria e a Globo inventaram. Deveria nos poupar de sua patética presença e se refugiar numa viagem ao centro da Terra com o Michael Jackson... aliás com ele não ! pelo menos esse hibrido tem ou teve talento e Xuxa nem isso !quem melhor definiu essa droga chamada Xuxa foi a educadora e escritora Fanny Abramovich : "Xuxa é uma serial killer cerebral".

Neil Son disse...

jayme: o khoury tinha convicção de que era o 'bergman dos trópicos'...

Neil Son disse...

tiago: a malumagalhães corre mesmo altos riscos, não tenho dúvidas...

Neil Son disse...

helio: concordo com tudo o que vc escreveu. só não entendi a inclusão da sangalo naquele seleto grupo...

Neil Son disse...

hahaha pat, é mesmo!!!!

Neil Son disse...

a definição da fanny é perfeita, ricardo! mas vc levantou um ponto interessante: qual será mesmo o 'talento' da xuxa? cantora certamente não é, atriz, muito menos. apresentadora de TV, tb não... alguém me responde???

Tiago Ferreira da Silva disse...

Talento da Xuxa: insanidade!