sábado, 16 de maio de 2009

Tragédias brasileiras


No final do ano passado, a enchente em Santa Catarina dominou o noticiário e motivou uma enorme onda de solidariedade por todo o país. Toneladas e mais toneladas de alimentos, roupas e tudo o que se possa imaginar, foram enviadas ao estado sulista (se tudo teve o destino correto, é outra questão). Além disso, muitas doações em dinheiro foram feitas, de pequenas contribuições particulares até algumas somas expressivas de grandes empresas. Agora, uma tragédia ainda maior atinge nada menos do que cinco estados nordestinos: 225 cidades estão em situação de emergência, 265 mil pessoas perderam suas casas, há cerca de 40 mortos e 150 desaparecidos. No total, calcula-se em 1 milhão o número de pessoas atingidas pela desgraça. E o que se vê por aqui é uma cobertura pífia da imprensa. Movimentos de solidariedade? Praticamente ZERO.

É uma vergonha para todos nós, brasileiros, que demonstramos assim toda a carga de discriminação em relação ao sofrido, bravo e belo povo nordestino.

E olha que triste ironia: pesquisando na Internet, descobri que, na enchente de Santa Catarina, mais da metade das doações de todos os gêneros, veio do Nordeste. Em contrapartida, na semana passada, li que uma conta aberta no Banco do Brasil, específica para doações aos estados nordestinos atingidos, havia arrecadado até então, cerca de 5 mil reais.

Uma das poucas iniciativas de solidariedade ao Nordeste, que vi por aqui, foi essa aí embaixo, organizada pelo São Paulo Futebol Clube. É pouco, mas já é alguma coisa.

11 comentários:

Cöllyßry disse...

Povo bem sacrificado, minha solariedade...

Beijitos

anna disse...

e mais uma vez o nordeste, castigado pelo clima, sugado pelos coronéis é desprezado.

muito legal essa do sumpaulo. deixam bem claro que as doações nnao podem ser sucata, resto, lixo.

Tiago Ferreira da Silva disse...

Essa é um abordagem bem típica.
Santa Catarina preza por suas paisagísticas praias e prima pelas benevolências turísticas.

Além do mais, posição geográfica, infelizmente, é sinônimo de preconceito no Brasil. O Sul e Sudeste são os xodós do país por sua contribuição econômica e industrialização, enquanto o Norte e Nordeste são taxados de atrasados pela desafortunada associação ao trabalho servil e latifúndio.

Talvez por essa posição absolutamente infundada (a de que o Nordeste não gira a economia do país) os noticiários e a imprensa deixem de voltar os olhos da população um pouco mais pra cima - além, é claro, das ideologias por trás dos grandes conglomerados e de alguns setores sociais.

No Nordeste, pode chover pedras, o rio pode virar sangue, a seca pode virar savana....que a imprensa, pura e simplesmente, não tá nem aí!

E quando a imprensa fecha os olhos, a população não enxerga!

Neil Son disse...

collybry: acho que se entranhou no inconsciente brasileiro, essa coisa de que 'o nordestino é um bravo'. isso parece servir de 'alibi' para que não façamos nada; o nordestino 'aguenta' tudo...

Neil Son disse...

anna: o spfc, mais uma vez mostrando porque é o time mais 'sério' do país...

Neil Son disse...

tiago, existe uma idéia errada de que o sudeste 'carrega' o nordeste nas costas. entre outras coisas, fosse o nordeste um país à parte, há muito seria membro da OPEP; tivesse uma admisitração séria, seria um dos destinos turísticos mais procurados do mundo.

Patty Diphusa disse...

Ótima a sua observação. E concordo que se tivesse uma administração séria o Nordeste seria um roteiro turístico badaladíssimo. Se o Rio, sem administrações sérias, ainda consegue reunir um bom número de turistas (aquém do que merecia), pque não os outros?

Bjs

Neil Son disse...

patty: soube que a hungria, com apenas 10 milhões de habitantes, recebe, em média, por ano, muito mais turistas do que o brasil. é um absurdo isso...

Sibila disse...

E como se dá visibilidade a pessoas horrorosas, babacas, violentas embora muitas com fala mansa, que nada têm a acrescentar, não? Quando ando de carro e deparo com os mil e um bruta montes em seus carrões e os muitos ouros bruta montinhos e seus carrinhos, morrendo de inveja dos carrões, ambos querendo ser ainda mais animais, mais donos de tudo, os primeiros, os tais... me entristeço, mas quase não mais me espanto. É trágico. Tragédia a do nordeste, tragédia essa paulistanada, de nada.

PS: Vi a exposição do Cao Guimarães - Gambiarra. Improviso da vida.

Neil Son disse...

sibila: qto maior o carro e a cretinice de seu motorista, menor o falo, maiores os problemas sexuais do indivíduo. ontem mesmo, em pleno domingo, quase vi uma dessas tragédias típicas da ignorância selvagem do trânsito. um cretino se sentiu passado pra trás por outro e começou a persegui-lo agressivamente, com sucessivas freadas e fechadas em plena av.heitor penteado. por sorte, esse outro manteve a calma e não retribuiu as 'gentilezas'. houvesse feito, a tragédia estaria consumada...

Tiago Ferreira da Silva disse...

Já tem um tempo que essa notícia saiu - creio que alguns de vocês até já tenham lido.

Mas não deixa de servir de referência, ainda mais vindo de uma publicação internacional de peso como o New York Times.

Matéria sobre a falta de solidariedade para com o Nordeste:
http://www.nytimes.com/2009/05/18/world/americas/18brazil.html?_r=1&scp=5&sq=brazil&st=cse