quarta-feira, 22 de julho de 2009

Heinz in the sky...with diamonds



Essa aí é uma das muitas cenas multicoloridas/psicodélicas/lisérgicas da fantástica animação 'Yellow Submarine', de 1968. Seu diretor de arte, Heinz Edelmann, morreu ontem aos 75 anos. Professor da Academia de Arte e Design de Stuttgart, na Alemanha, Heinz nasceu na antiga Checoslováquia e sempre fugiu dos holofotes e do 'estigma' de criador da famosíssima imagem do submarino amarelo dos Beatles e de seus sucedâneos, como o Nowhere Man, a Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band, os Blue Meanies, o Sea of Holes e a temível Luva Azul. E nas raríssimas vezes em que aceitou falar sobre o assunto, sempre distribuiu os louros do filme com o diretor, com a extensa equipe de designers e com os próprios Beatles. Mas não dava pra esconder que ele era o diretor de arte 'de fato' e que da sua prancheta (sim, não existia computação gráfica) saíram todos os sketches originais do filme.

Em 1998, Heinz parece ter se cansado da sombra e topou participar da comemoração, em Londres, dos 30 anos de lançamento do filme. É mais ou menos dessa época, essa hilária foto aí do lado. Tá certo que é duro alguém ficar marcado por um único trabalho, mas convenhamos que ser reconhecido por um filme que, na visão dos designers (eu não entendo nada do assunto) estabeleceu novos parâmetros para a arte gráfica e a animação 'adulta', marcando toda uma geração e servindo de ícone visual para a badalada estética hippie/lisérgica/sessentista, deve ser muito bom, não é mesmo? E lucrativo... Tanto que, logo depois do filme, Heinz Edelmann se estabeleceu na então Swingin' London , onde abriu um escritório de design com dois outros colaboradores de 'Yellow Submarine'. Nem é preciso dizer que, daquele pequeno estúdio, saíram centenas de bem-sucedidas produções gráficas para filmes comerciais e 'de arte', capas de discos, posters para cinema, trabalhos para revistas, jornais, ilustrações diversas e peças de tipografia para clientes de toda a Europa, dos EUA, do Japão. Antes de 'Yellow Submarine', o trabalho mais relevante de Edelmann havia sido a capa de uma edição alemã de 'O Senhor dos Anéis', de J.R.R.Tolkien. Depois... bem, depois do estúdio londrino, ele ainda ganhou uma competição internacional para o desenvolvimento do mascote da Feira Mundial de 1992 em Sevilha, Espanha. Criou o passarinho Curro, com topete de arco-íris (demonstrando não renegar tão veementemente o passado psicodélico...). Sua filha, Valentin Edelmann, seguiu a carreira do pai, e já é considerada uma das mais promissoras designers do atual cenário europeu.

Pra encerrar: 'Yellow Submarine' era o filme de animação favorito dos meus filhos em sua infância. Era programa obrigatório de duas ou três vezes por semana na nossa casa, batendo de longe as Xuxas e Angélicas da época. GOD BLESS YOU, HEINZ!!!

19 comentários:

peri s.c. disse...

God bless Heinz.
Qualquer um metido à artista gráfico gostaria de ter feito Yellow Submarine.
E, melhor, ele e sua equipe devem ter curtido demaaaaais fazer aquilo.

Neil Son disse...

peri: e o que dizer de um artista gráfico que tenha feito yellow submarine e que, ainda por cima, tenha essa cara, que já é uma caricatura em si mesma?

jayme disse...

Um artista gráfico de primeira, e com lápis e papel. Poucos há hoje assim. Yellow Submarine foi uma demonstração de que cartoon era coisa (também) de gente grande. Arrisco dizer que não haveria Milo Manara sem Yellow Submarine o antecedendo.

Neil Son disse...

verdade, jayme. posso estar falando besteira, já que estou longe de ser especialista na área, mas ouso dizer que heinz edelmann e robert crumb definiram 'o traço' da estética psicodélica.

Patty Diphusa disse...

Instrutivo o post. Gostei. Não sabia nada dele.

O filme preferido da minha filha que eu tinha de assistir toda semana era Labirinto, com o David Bowie. O engraçado é que ela torcia para ele, mesmo sabendo que era o rei dos duendes que podia transformar o bebezinho que a menina tenta salvar o filme inteiro em um duende tbem.

Bjs

Neil Son disse...

haha patty, mas o bowie era mesmo a coisa mais interessante desse filme. assim como, na branca de neve do disney, a bruxa dá de dez na ditacuja. ô marvada gostosa sô!

anna disse...

malucones, o cara. pelo jeito caiu no pote quando bebê.

Lord Broken Pottery disse...

É assim que devemos fazer. Reverenciar quem merece, sempre. God bless him!!!!!!!!

**** disse...

É a primeira vez que visito seu blog. Gostei do conteúdo e, principalmente, deste post lisérgico...
Amém, Lucy in the Sky with Diamonds

**** disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Silvio Macedo disse...

O filme é uma loucura, mas é da trilha que gosto mais.
A Mari, minha mais velha adora "All together now"

gentil carioca disse...

É difícil imaginar que houve um mundo sem equipamentos digitais e onde a arte ainda assim se fazia...

Recentemente vi um menino de seus 12 anos respondendo a pergunta "como era a vida antes da Internet?" com um honesto "não faço a menor idéia!"
E, par ser sincera, nem eu...rsrsrs
Adorei seu blog.
abçs

Neil Son disse...

é anna, e hoje há outro tipo de malucones. mas como o heinz, never more...

Neil Son disse...

lord: faz tempo que queria saber quem era o artista por trás de yellow submarine. pena que só pude reverencia-lo após a partida.

Neil Son disse...

****: valeu pela visita e obrigado pelo elogio. volte sempre!

Neil Son disse...

carioca: no mundo sem internet, entre outras maravilhas, tinha uma máquina esquisita, onde você digitava num teclado tosco e a mesma máquina já imprimia o que você teclava!

jayme disse...

O que quer dizer...

Comentário excluído
Esta postagem foi removida pelo administrador do blog.


...escrito logo acima? Lá no brogue, eu simplesmente removo, sem dar satisfação ao leitor das demais correspondências. Mas é por limite tecnológico meu, não por falta de sinceridade. Explique melhor o que ocorreu (e, se possível, a razão da remoção, afinal, a curiosidade coça).

24/07/2009 17:48:00

Neil Son disse...

jayme: a razão da remoção é simplesmente porque o comentarista **** postou duas vezes o mesmo comentário. só isso. por que aparece escrito 'mensagem removida pelo admisnistrador'? não faço idéia...

peri s.c. disse...

Essa bagaça da " remoção" rumo ao lixo é meio esquisita mesmo.