quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Guitar Heroes (7)


Famoso por ter integrado o lendário Crosby, Stills, Nash & Young, o texano Stephen Stills merece reconhecimento como o grande guitarrista que quase sempre foi e continua sendo. Não por acaso, foi um dos melhores amigos de Jimi Hendrix, com quem participou de jam sessions até o final da vida do ícone dos guitarristas. Mas pra mim, Stills sempre se destacou por seu estilo original na guitarra, de pegada rock com sutilezas do country e da folk music, fraseados blueseiros, pitadas de 'latinidad' e afinações particulares. Formou o seminal Buffalo Springfield no final dos anos 60, mas começou a me chamar a atenção mesmo por seus sensacionais duelos com Neil Young nas longas faixas elétricas de '4 Way Street' (álbum duplo e ao vivo do CSN&Y, de 1970). No mesmo ano, gravaria seu primeiro disco solo, com participações de Hendrix e Clapton. Entre as idas e vindas do CSN&Y (consta que até hoje fazem uns showzinhos aqui e ali...), Stills participou de vários projetos paralelos. Gravou um ótimo disco de blues com Mike Bloomfield e Al Kooper ('Supersessions', 1968); em 72 e 73 lançou dois discos (o primeiro, excelente) liderando o supergrupo Manassas; depois, formou com Young a efêmera Stills-Young Band, e lançou uma cacetada de álbuns-solo, bem menos inspirados e, ao que parece, promovendo uma estranha disputa entre eles para a arte de capa de maior mau gosto. Mas sua voz, sua guitarra e seu violão de cordas de aço ainda reinam soberanos. Aí embaixo, um verdadeiro achado: Stephen Stills à frente do Manassas em rara aparição na TV alemã, início dos anos 70. Atenção para o sensacional solo de guitarra na parte final da música, com criativa utilização do pedal 'wah-wah'.

7 comentários:

Márcia W. disse...

Nossa, Neil, acabo de dar um longo passeio pela tal da Memory Lane! Grande achado esse video.

Tati Campêlo disse...

Estou divulgando meu novo blog
www.gastronomiaefotografia.blogspot.com
Se possível de uma passada lá!

Atenciosamente
Tati

Patty Diphusa disse...

Ótimo. A HBO tem reprisado a última turnê do CSN&Y,uma verdadeira campanha contra Bush e guerra no Iraque. Até com alguns momento de revolta de alguns babacas da platéia, que disseram que pagaram caro pra ouvir música e não discurso político, rs. Estavam no lugar errado, mesmo.

Uma dúvida, foi a ex do Stills que te disse que ele era violento? Ou estou confundindo?

bjs

Neil Son disse...

pois é marcia. e esse especial da tv alemã tá quase inteirinho no youtube!

Neil Son disse...

ok tati

Neil Son disse...

patty: sabia que na eleição passada (bush x al gore), crosby & nash formaram uma chapa 'alternativa' pra concorrer à presidencia dos EUA? qtos votos será que tiveram? e sim... a historia do stills violento e colecionador de armas me foi contada pela ex-mulher do suposto 'pacifista': a cantora francesa veronique sanson.

anna disse...

vixe... não tô ligando o nome a pessoa.
nunca ouvi falar ou tocar.