quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sobre macacos e homens


Deve ser algum distúrbio neurológico ou trauma de infância, mas a verdade é que adoro ler matérias sobre comportamento animal e psicologia de bichos. Na Folha de hoje, tem uma ótima sobre a índole dos macacos bonobos. Esses nossos primos distantes destacam-se entre os primatas por serem extremamente pacíficos e sociáveis, além de fazerem sexo em varias posições e não necessariamente com fins reprodutivos. Um recente estudo de uma bióloga americana tenta explicar o porquê disso. E a conclusão, em resumo, é que ‘os bonobos nunca se tornam adultos’. Cuma?? Vejamos…

No tal estudo, a cientista juntou 30 chimpanzés e 24 bonobos. Formou pares de animais da mesma espécie e deu pedaços de banana para um deles. Bonobos costumavam compartilhar a comida recebida, independentemente da idade, enquanto chimpanzés jovens dividiam a banana, mas adultos ignoravam essa possibilidade. A infância dos primatas tem, como característica, o gosto por brincadeiras e diversão. Mas conforme crescem, animais como os chimpanzés se tornam menos sociais, mais individualistas, mesquinhos e agressivos. Os bonobos, supõe a cientista, ‘talvez nunca cheguem à fase adulta’. Isso não significa, ela diz, que os bonobos sejam menos ‘evoluídos’ que os chimpanzés; trata-se de maneiras diferentes de se adaptar a situações diferentes. As espécies se separaram há cerca de 2 milhões de anos, passando a ocupar áreas distintas. Ancestrais dos bonobos ficaram fora de regiões exploradas por gorilas, onde acabava sobrando mais comida, ao contrário do territorio que acabou ‘sobrando’ para os chimpanzés.

Mas e daí? Bem, como chimpanzés e bonobos são primos próximos da espécie humana, as descobertas podem ajudar a entender as origens do comportamento das pessoas. A cientista diz que os bonobos são especialmente parecidos com humanos: pessoas também são sociáveis e gostam de sexo em varias posições. Mas humanos também podem ser muito agressivos e mesquinhos; e ficar só no papai-mamãe e no sexo para fins reprodutivos. Ou seja, não caminhamos nada, hehehe… e se você leu isso até aqui, provavelmente perdeu seu tempo. Ou não...

6 comentários:

peri s.c. disse...

Li até o fim e me lembrei daquele velho bordão, da época em que a Globo ainda produzia programas humorísticos engraçados* : " ... - O macaco tá certo ..."



* humorístico engraçado, uma redundância hoje extinta, mas .... mudou o humor ou mudamos nós ?

anna disse...

peri's será que os caras do humor engraçado se tornaram chimpanzés e nós nos mantemos, pelo menor por enquanto, bonobos?

Neil Son disse...

peri: quase coloquei esse título no texto - mas seria uma singela homenagem ao grande renato corte real - e não ao jo soares!

Neil Son disse...

inteligente conjectura, anna! chimpaziaram os humoristas enquanto bonobizamos nosotros. darwin é o cara!

Anônimo disse...

e o presidente dos macaquitos, o que é?
abraço.
parangolé

googa disse...

é só esperar mais uns milhões de anos...