quinta-feira, 18 de março de 2010

Paula & Rubem


Essa moça aí de cima é a escritora carioca Paula Parisot, personagem de uma história 'interessante', revelada hoje pela Folha de S.Paulo. Conta o jornal que foi ela o pivô da saída do consagrado Rubem Fonseca da Companhia das Letras, em maio passado, depois de 20 anos de editora. Desde então, o mundo editorial especulava sobre os motivos do rompimento. Segundo a Folha, a causa teria sido a insistência de Rubem para que a editora publicasse 'Gonzos & Parafusos', novo romance de Paula, declarada pupila e amiga do escritor.

Paula Parisot passou os últimos dias dentro de um cubo transparente na Livraria da Vila em Pinheiros (SP), numa performance para o lançamento de 'Gonzos', que finalmente saiu pela editora Leya - por indicação, é claro, de Rubem Fonseca.

E num surpreendente movimento, o escritor abandonou a sua famosa reclusão e a aversão a eventos públicos, e veio a São Paulo anteontem participar da performance da amiga. Diz a Folha: "... (Fonseca) ajudou a servir o café da manhã para a amiga, abaixou para beijar a mão dela por uma portinhola e, parecendo fascinado, sussurrou-lhe por trás do vidro palavras carinhosas: 'Precisa comer, viu?';'Tá tão magrinha'; Chora não, meu bem'". O livro de estréia de Paula Parisot, 'A Dama da Noite'(2007) chegou a finalista do Prêmio Jabuti. Mas, destaca a Folha, foi 'malhado numa resenha no jornal de literatura 'Rascunho', que o definiu como 'pastiche' de Fonseca, com 'marginalidade aos montes, uma visão idealizada do morro e sexo, muito sexo'".

Pode não ter nada a ver, pode ser só caretice ou mesmo pura maldade da Folha, mas que a história é estranha... é mesmo.

20 comentários:

Márcia W. disse...

Neil
Esse papo de jaula e o cara falando "tá magrinha, come" lembra aquele conto infantil da bruxa que queria engordar o menino. Parece que o Rubem, de um jeito ou de outro, quer comer a garota....
Mas se a escritora for mesmo talentosa esses episódios viram só motivo de risos.

Tiago Ferreira da Silva disse...

oo loko.....o Rubem, mesmo com toda essa idade, tá melhor que eu....!!!!!

rsrrss, brincadeira.....será que ele pega mesmo?

Leila disse...

O Globo deu um link pra um conto dela, horrivel... Mas eu achei uma resenha positiva pra ela no Observatorio da Imprensa e num outro site que nao me lembro.

Mesmo que a maioria das pessoas nao goste do texto dela, nao significa que o Rubem Fonseca so' esteja interessado "naquilo". Vai ver que ele realmente a considera talentosa.

libf disse...

Gostei de ver essa paixão dele por ela. Não sei se tem algo de "carnal", sensual, fantasioso ou apenas intelectual. O que dá pra ver é que é paixão, daquelas que tiram a pessoa do prumo. Que foi capaz de tirar o recluso da reclusão. Ele teve de vencer a si mesmo. Como uma feiticeira (não se sabe se boa ou má, mas o que importa??), ela sacudiu a vida dele e, parece, ele de alguma forma se entregou. Acho bonito isso...

anna disse...

o "panela velha" pelo jeito ainda dá um caldo.

Neil Son disse...

marcia: a moça tem talentos, isso é certo!

Neil Son disse...

é tiago, o rubem tá Podendo! com P, tenho certeza; com PH, sei não...

Neil Son disse...

leila: e vc também acredita em coelhinho da páscoa?

Neil Son disse...

libf: pergunta pro marido dela se ele também acha bonito...

Neil Son disse...

hehehe anna, será mesmo?

peri s.c. disse...

Os impulsos carnais, viáveis ou não, de escritores(as) não estão só nos livros.
Vai lá , Rubem.

anna disse...

e nessa foto ele tá meio nosferato.

Lord Broken Pottery disse...

As editoras ainda precisam aprender muito em termos de marketing. Uma escritora, não interessa se boa ou não, com um livro indicado por Rubem Fonseca, já vem com boas possibilidades de vender. Até pela curiosidade que desperta. Em minha opinião foi burrice. Podiam publicar a menina e usar o grande escritor para alavancá-la. Publica-se muita porcaria por aí. O que interessa é vender. Até BBB vende em nosso país (e como vende!).
Grande abraço

Vivien Morgato : disse...

Eu li os comentários e ri tanto com a Márcia e Anna que esqueci o que ia dizer.

Neil Son disse...

peri: 'inviáveis impulsos carnais' seria um belo título para um próximo romance do rubem, nénão?

Neil Son disse...

nosferatotal, anna!

Neil Son disse...

lord: o luiz schwarcz, da cia das letras, me parece ser (à distancia...) um cara inteligente e de bom senso; além de ter ótimo tino comercial. ou seja: nesse caso especifico, parece que algo que não sabemos é que acabou sendo decisivo. o buraco é mais embaixo... (opa!)

Lord Broken Pottery disse...

Eu conheço pessoalmente o Schwarcz, garanto que ele deve ter ficado chateado com a perda. Acho que foi bola fora, má avaliação. A gente muitas vezes erra.
Abração

Iuri Araújo disse...

Vejo todos esses comentários que carregam "pulgas atrás da orelha" pelo livro da Paula, como antagonismo, pois quem cultua a cultura em geral busca conhecimentos independentemente do autor, se ficarmos dependendo de indicações de autores renomados x ou y pra ler um livro lançamento qualquer, jamais democraticamente desenvolveremos novos talentos num país como o nosso que até empregos de faxineira se exige indicação de fulano e ciclano.

Adriana disse...

Essa Paula é uma tremenda bisca, hein, de boba não tem nada. Boa escritora é que não é, os livros são horríveis, só sexo e uma chatice sem fim. E ainda por cima as cenas de sexo não dão tesão, é tudo muito chato.
A editora agiu certo, não deve publicar porcaria porque é de afilhado de autor, tem que ter critério.