Quase pouco de quase tudo é assim: um pouco mais do que pouco, sobre um pouco menos do que tudo. Sem compromisso nenhum, principalmente comigo mesmo.O que der na veneta e pronto.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Luzes, câmera... e inação
Luiz Felipe Pondé é (mais um) colunista da Folha que adora causar polêmica. Semana passada, mexeu em um vespeiro ao comentar que o cinema brasileiro é incapaz de fazer filmes como o argentino ‘O Segredo dos Seus Olhos’, que recentemente ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Pondé argumentou que o cinema nacional limita-se à favela e à violencia, sendo ainda refém da ‘estética da fome’, de uma visão ‘idealizada’ da pobreza que foi consagrada pelo cinema novo e especialmente, por Gláuber Rocha. No decorrer de toda a semana, choveram cartas na redação do jornal, contra e a favor das posições defendidas pelo colunista.
Embora eu mesmo já tenha incluído o Gláuber em uma das ‘Galerias dos Chatos’ que postei aqui no blog, estou longe de concordar com o Pondé. Em primeiro lugar, não acho que o Gláuber tenha inaugurado uma ‘estética’ e nem mesmo que tenha o poder de influenciar o cinema brasileiro até hoje. Por outro lado, nossa produção (nossa não, ‘deles’, já que não sou cineasta) inclui também a recente ‘estética da TV’ – perpetrada pela Globo Filmes em sucessos como ’Se Eu Fosse Você’ (1 e 2), ‘Os Normais’, ‘A Grande Família’ e o recente ‘Chico Xavier’, entre tantos outros. Ontem, assisti na TV a mais um exemplar dessa categoría, o babaquara e rastaquera ‘Mulher Invisível’ - que entre uma bobagem e outra, desperdiça o enorme talento de Selton Mello. O cinema brasileiro mais ‘independente’ (se é que podemos assim chama-lo) também é capaz de produzir boas surpresas, como ‘O Cheiro do Ralo’ e os documentários do Eduardo Coutinho, por exemplo. E mesmo a Globo Filmes, de vez em quando parece distrair-se e deixar passar uma pérola pouco vista como ‘Tempos de Paz’, dirigido pelo mesmo Daniel Filho do ‘Chico Xavier’ – que não vi e nem pretendo. Em suma: Pondé força a mão, exagera certas coisas e omite outras. Tudo para criar uma polêmica. Isso é jornalismo?
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16 comentários:
não sei se é jornalismo, mas eu gosto de ouvir/ler gente que pensa diferente.
me faz pensar de novo, reavaliar e olhar por outro angulo.
eu acredito que o cinema argentino - longa metragem e comercial - está um passo à frente do brasileiro. durante a profunda crise econômica do final do século passado em buenos aires, os grandes talentos da criação argentina se viram sem trabalho e foram obrigados a migrar para a área de produção.
isso gerou o salto de qualidade do - muito bom - cinema argentino.
e olha que me dói nos ossos elogiar argentino, hahaha!
abraço,
parangolé
Nuestros hermanos já tem 2 Oscar e 5 Nobel.
Precisamos acabar urgentemente com nossa malemolência inzoneira nas artes e ciências. E no jornalismo, por que não.
Nossos cineastas podem não fazer ótimos filmes, mas tem um discurso ..., nâo ?
Neil,
não tenho nenhum bode com Glauber, acho que ele conseguia gerar discussões e ninguém precisa gostar dos filmes dele em bloco... E tinha o clima da dita-branda-dura que tornava a linguagem do cinema brasileiro não-pornochanchada super esotérico. Concordo 900 mil % que esse translado da linguagem novelística global para o cinema é uma lástima.
Sobre a produção dos nossos vizinhos, parece que os peruanos também estão se mexendo. Vi um filme colombiano maravishosso chamado Los viajes del viento (comentei lá na bloga) e fiquei curiosa com o que mais eles podem estar fazendo por lá.
O Pondé é aprendiz de Diogo Mainardi. Um dia ele chega lá! Argh!
Não sei se é jornalismo mas é uma corrente sustentada pela Folha há muito e muito tempo.
Pedro Alexandre Sanches, que já foi repórter de cultura de lá, hoje em dia afirma que a Folha vive caçando pelo em ovo para criar uma polêmica, com óbvios fins comerciais.
É uma pena que a credibilidade de muitos que poderiam ser ótimos profissionais fica amarrada ao editorialismo elitista de um jornalão.
Abs!
ler gente que pensa diferente é sempre bom anna, mas ocultar ou distorcer informação é desonestidade. ou incompetencia.
quer dizer que um estagio na produção produz um bom cienasta, paranga?
no discurso eles são bem afiados, peri. inclusive pra atacar uns aos outros (nas internas) e pra chorar o fim da embrafilme...
marcia, aquele filme da 'teta' também não é peruano?
aiaiai libf, será??
tiago: entendo que o jornalismo diario precise de polemicas para se auto e retro alimentar, alem de ganhar diferenciais em relação aos concorrentes. mas é possivel polemizar sem ser desonesto e nem demonstrar desinformação ou incompetência.
O cinema brasileiro foi muito tempo prejudicado pela embrafilmes que só financiava filmes da patota "bundapraiaechopp", um massacre. Estamos começando o novo cinema agora, com cineastas buscando recursos pelas próprias pernas, sem financiamento com dinheiro público e portanto sem compromisso nenhum com as bilheterias, e sem Glauber para seguir como "guru". Teremos em breve um cinema forte voltado a quem realmente interessa, o público pagante.
Não, não é jornalismo, é opinião. Infelizmente, uma opiniãozinha de quinta categoria. Pondé é uma besta quadrada, um cara que tiraria 8 na redação da Fuvest e, no entanto, é um sucesso de público (a Folha sempre pesquisou os índices de leitura de todas as suas páginas, não virou o maior jornal do Brasil à toa). Esse mesmo público que deu 140 milhões de votos no Big Brother lê e gosta de Pondé e de excrescências outras como o tal JoãoPereira Coutinho. C'est tout la même chose.
Vc tem razão, 'Tempos de Paz' é uma pérola. O 'Chico Xavier' eu penso em ver por causa do Nelson Xavier, para mim, o maior ator do cinema brasileiro. Um filme que faltou citar: o pernambucano Cinema, Aspirinas e Urubus.
Penso que esse tipo de comparação é boboca, diminui as possibilidades de análise. Coisa de quem não tem o que dizer. O fato é que o cinema argentino é excelente, e que temos também algumas coisas muito boas.
Grande abraço
Toda polêmica interessante é gostosa de ler, mas polêmica rala, parida pra ser comentada...é chata.
Me perdoem os fãs de Glauber, mas concordo com vc e o coloco na mesma galeria.
beijos.
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