segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pensamentos Livres - Copa


- O Brasil tem sim boas chances de se dar bem nessa Copa. E não só porque não existe nenhuma equipe que lhe seja claramente superior, mas principalmente porque o time apresenta evolução de uma partida pra outra e porque é uma das poucas - ao lado da Argentina - que possui 2 ou 3 jogadores que podem fazer a diferença por conta do talento individual. Ontem, por exemplo, Robinho não jogou praticamente nada, mas apareceu o talento definidor de Luis Fabiano. Este, em plena forma, é o melhor centroavante do mundo - superior a Drogba, a Rooney, a Eto'o ou a qualquer outro. E surgiram também lampejos do craque que o Kaká ainda é. Se ele fizer 2 ou 3 jogadas certas por jogo, já será o suficiente pro Brasil chegar longe nessa Copa.

- E o Dunga continua dando vexame atrás de vexame. Ontem, na coletiva de imprensa após o jogo, foi lamentável e ridícula, para dizer o mínimo, a destemperança, a grosseria do cara contra o comentarista Alex Escobar, da TV Globo. Vexame internacional, hoje comentado em diversos sites da mídia internacional. E temo que isso só tende a piorar: à medida que o time vai se acertando e vencendo, o tosco treinador deve ficar ainda mais cheio de si, mais vingativo e mais agressivo. Uma lástima, sem dúvida alguma.

- Vamos ver o que a Espanha (ridiculamente na posição numero 1 do ranking da Fifa) ainda vai fazer, mas não boto fé. Aliás, as grandes seleções européias vão muito mal: Itália teve um empate ridículo com a Nova Zelândia, a França 'agoniza em praça pública', a Inglaterra jogou um futebolzinho horroroso contra a Argélia, e mesmo a Holanda, em quem eu acreditava, fez só o suficiente pra vencer seus pobres adversários até agora - mais uma vez, não deve ir muito longe. Resta a Alemanha, que muitos babaquaras de plantão incensaram após a goleada da estréia (onde jogaram contra 'ninguém'), mas que também não me convence.

- E com a derrocada previsível de africanos e asiáticos, devem sobrar os latino-americanos como favoritos ao título. Brasil, Argentina, México, Uruguai e Chile. Nessa ordem. O Chile é tecnicamente melhor que o Uruguai, mas não parece ter equilíbrio emocional e 'camisa' pra ir muito longe, além de confiar no cai-cai bundamole do Valdivia, que seria bom se jogasse metade do que pensa que joga; O Uruguai tem uma raça impressionante, tem em Lugano um autêntico líder, emocional e cuja competência costuma crescer em jogos decisivos, conta com um bom atacante, Diego Forlan, mas tem um meio de campo pouco criativo; o México está surpreendendo e creio possuir boas chances de fazer a melhor Copa de sua história. E existe uma boa possibilidade da final ser entre Brasil x Argentina. Seria espetacular em todos os sentidos. Uma partida com altíssima carga de adrenalina, turbinada por quase inacreditável rivalidade. E uma final como essa teria, sim, todas as condições de transformar a Copa da África do Sul em uma das mais marcantes de todos os tempos. Incrível, não?

11 comentários:

peri s.c. disse...

Essa primeira etapa é a de jogos-treino, já que ninguém teve tempo de se preparar direito.
Vamos ver quem tem real competência para se estabelecer à partir das oitavas de final.

Quanto ao Brasil ganhar, é possível, afinal o futebol é uma caixinha de surpesas e os jogadores vão lutar para atingir seus objetivos conforme oas orientações do " professor".

Leila disse...

O Dunga precisa aprender a se controlar, e' muito estourado. Se ele se comportasse dessa forma num ambiente profissional qualquer, nao duraria dois dias.

Anônimo disse...

só de ler sua sugestão para a final da copa, meu coração já vem na boca.
los hermanos tão jogando muuuito!

impressionante como o dunga é teimoso e tem péssimos assessores de imprensa, de stylist, de educação.
ninguém avisou a ele que esse péssimo humor não tem sentido algum no mmento, principalmente em coletivas com profissionais estrangeiros?
ninguém avisou que pode parecer que o time tá dividido?

enfim, activia nele! só pode ser instestino preso!!!

anna

Patty Diphusa disse...

Anna, adorei o Activia nele. Ou sair daquela prisão-concentração para fazer um pouco de sexo, não?

Marcinho, boralá, e os holandeses?

Bjs

Neil Son disse...

é peri, a coisa já tá se afunilando - e conforme eu previa, os sul-americanos vão se dando bem. chances da final brasil x argentina, parecem mais reais agora.

Neil Son disse...

leila: muitas vezes, penso que o mario prata está certo. deveria ser extinta a profissao de tecnico de futebol... deixa os jogadores resolverem por conta própria.

Neil Son disse...

putz anna, com activia, temo que a cagada será muito maior!!

Neil Son disse...

vai ser um jogo dificil, patty, mas acho que o brasil passa pela holanda. nossa defesa é melhor, nosso 10 (kaká) joga mais que o 10 deles (snejder) e nosso ataque (l.fabiano e robinho) é muito mais criativo que o deles (robben e v.persie).

hélio disse...

Sei lá Neil, este jogo contra a holanda vai ser um sufoco.

o mario prata está certo os técnicos são decorativos. Não foi o garricha que disse depois de uma longa explicação do técnico no vestiário... vc combinou tudo isso com o outro time?

Quem jogou sabe que a técnica do técnico vai até o juiz apitar o inicio do jogo, daí para frente é com a bola.

jayme disse...

Livres pensamentos: esse ranking da Fifa é um gangking; seria genial termos as semifinais com Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai: o futebol internacional deveria ser livrerrepensado; josôi-arrentina-dêhde-crianciña! (embuêra-cuentra-tuêdos-mis-amigos).

Maína Junqueira disse...

Neil Son...como fica agora? Espanha na final! O mundo dá voltas?
Vamos ao Genial tirar isso a limpo!