quinta-feira, 8 de julho de 2010

Zecazuza - rock'n roll na veia!



Tem sido difícil atualizar o blog... Falta de tempo não é desculpa, já que nunca tive tempo e sempre consegui manter uma certa regularidade. Acho que a coisa dos blogs deu uma esfriada mesmo - por conta do Facebook, talvez, ou por um próprio desgaste do formato, não sei...

Mas ontem, ia escrever alguma coisa sobre os 20 anos da morte do Cazuza. E como tem acontecido nas últimas semanas, pensei um pouco, elaborei na mente o que escreveria mas acabei, mais uma vez, não fazendo nada. Hoje, abro o jornal e fico sabendo da morte do Ezequiel Neves. Numa louca coincidência, nosso querido Zeca foi embora na mesma data que o Cazuza!

Conheci ambos nessa fase da foto acima, quando trabalhei na Som Livre. Tempos de lançamento do LP 'Maior Abandonado', do Barão Vermelho - e logo depois, do solo 'Exagerado'; tempos de algumas noitadas e loucuras insanas e inconsequentes compartilhadas junto a essas duas grandes figuras. Escracho, finas ironias, irresponsabilidades, gargalhadas, noites intermináveis de esbórnia e muito rock'n roll. Acima do estilo musical, Zeca e Cazuza vivenciaram uma 'atitude' rock n'roll.

Antes do Barão, conheci Zeca como leitor de suas críticas musicais no Jornal da Tarde. Grande crítico, profundo conhecedor do universo pop/rock, ótimo texto. Foi meu mentor, meu ídolo - Ezequiel Neves, como se dizia na época, 'fez a minha cabeça', abriu a minha mente para a cultura pop e o rock dos Stones, de Neil Young, do Cream, do Traffic, e de tantos outros.

Vá em paz, mestre.

7 comentários:

Leila disse...

Que privilegio ter vivido a boemia do Rio nessa epoca, e ainda por cima conhecido o Ezequiel Neves e Cazuza! E pensar que a noite e as "celebridades" do Rio de Janeiro hoje sao BBBs e atores/atrizes de quinta...

Duas coisas que me lembro bem dessa epoca sao um show do Barao Vermelho em 82, no Teatro Ipanema; e uma vez que cruzei com o Cazuza no calcadao de Ipanema, ele vestido so' de shortinho vermelho, com esse cabelo, uma graca.

Anônimo disse...

tem gente que passa por aqui e eu penso: ô existência sem sentido. prá que?
a dele teve todo sentido.

anna

Neil Son disse...

noites cariocas e noites paulistanas, leila!

Neil Son disse...

esse realmente disse a que veio, anna!

Patty Diphusa disse...

Coincidência arrepiante.

bjs

Márcia W. disse...

Neil,
olha que bacana os votos do Zeca que o MauVal recuperou aqui.
Também ando penando nessa história de blogs e tal, mas ainda não fui convencida a twittar nem botar a cara no Facebook. Explica aê.

Tiago Ferreira disse...

Lamentável a perda.

Ezequiel foi, sem dúvidas, um de nosso maiores críticos de cultura pop.

Quanto aos blogs, não acho que o formato tem se esgotado. Por um lado, acho até melhor que muitos internautas que viviam postando coisa inútil tenham migrado para as novas mídias.


Que isso, Neil...não vem com essa. Continue postando aqui, independente dos caminhos traçados pela modernidade.

Abraço!