segunda-feira, 30 de março de 2009

Das trancas e tranqueiras



Não ia escrever sobre esse assunto, já que pra mim seria difícil faze-lo com isenção. Isso porque, simplesmente ODEIO essa Daslu e tudo o que ela representa. Deixo então a tarefa pra dois craques. O primeiro, Jayme Serva, que colocou no blog 'Dito Assim Parece À Toa', texto do qual reproduzo trecho abaixo:

Tenho uma especial antipatia pela figura de Eliana Tranchesi e o que ela representa. A idéia da lojinha feita para vender roupinhas caras a mulheres ricas e indolentes, prontas a passar uma tarde provando peças variadas e jogando sua rala conversa e a grana dos maridos fora, ao sabor de chazinhos -- peças e chazinhos produzidos por diligentes mucamas -- é algo próximo da imagem das sinhás esperando o tempo passar, enquanto os sinhôs faziam dinheiro com o trabalho forçado de seus escravos africanos. A mega-Daslu, hoje, vende artigos importados, jóias, flores, badulaques, além das roupinhas, agora não mais costuradas no fundo da loja, mas no fundo do mundo, na China, que é de onde vêm os artigos das melhores marcas de Paris, Londres, Roma e Nova York. Os preços em Marte e os clichês todos de demonstração de riqueza atraem também um batalhão de jovens wannabes a macaquear o que a sociedade brasileira produziu de pior. Tudo num prédio que é o marco do lixo da arquitetura recente de São Paulo.

Acho que isso basta para mostrar que o que vou dizer a seguir não é fruto de nenhuma afetividade arranhada.

A prisão de Eliana Tranchesi, baseada em uma lei feita em 1995 sob medida para assaltantes de bancos, e sua condenação a 94 anos de cadeia compõem um dos capítulos mais asquerosos da história da Justiça no Brasil. Por que? Porque é tudo, menos Justiça. É show-off, exploração da imagem alheia para auto-promoção, linchamento, interpretação viciada da Lei e tentativa de armar um espetáculo a partir de uma situação jurídica conhecida e corriqueira.

A Justiça no Brasil chegou a tal grau de incapacidade que precisa apelar ao espetáculo para tentar mostrar ao público que serve para alguma coisa, que é cega, que é expedita, que cumpre sua atribuição institucional. Uma juiza inexpressiva de primeira instância vê sua chance de aparecer para a posteridade e, se idealista, vê ainda a chance de mostrar ao mundo que rico, com ela, não tem vez. A partir daí, nada será impedimento para o show, não importa que não haja relação razoável entre a pena e o delito, e sim que haja todos os requisitos para atrair câmeras e microfones.


Gabriel Gaspar, sempre demolidoramente lúcido no blog 'Afroências', também abordou o assunto e também recebe reprodução a seguir. Os dois blogs estão linkados aí ao lado.

"Vítima" (haja aspas) da Operação Narciso, Eliana Tranchesi acha feio o que não é espelho. Como ela disse em 2006 à Folha de S. Paulo, "A crise da Daslu e o câncer me fizeram sentir como se eu fosse uma criança deixando abruptamente a Disney. A Daslu é a Disney, onde tudo é lindo, as vendedoras são lindas, o cabelo é lindo, a roupa é linda, é tudo bonito. É tudo agradável. Até então, eu imaginava a vida como uma grande brincadeira...". A Daslu é branca de olhos azuis.

E branca de olhos azuis foi também a cobertura do caso. Acho curiosa a facilidade com que se condena pretos de olhos pretos. É fácil você ver escrito nos jornais que o "Traficante fulano foi preso", que "os ladrões invadiram não sei o que"; você nunca vê "O pedreiro fulano acusado de tráfico de drogas". Pois bem, ninguém também chama a tranqueira branca de olhos azuis de bandida, ladra ou qualquer equivalente - o que seria muito justo já que sua "empresa" foi classificada pela Justiça como "Organização Criminosa". Ela é a "Empresária com câncer que gera não sei quantos empregos" - eles sempre frisam a geração de empregos.

Eliana Tranchesi demorou um tempão para entrar na cana porque faltava uma cela adequada. Acho curioso isso. Falta cela adequada para todo mundo: o sistema prisional brasileiro é uma piada de péssimo gosto. Mas eu nunca vi ninguém defender que um preto de olhos pretos não aguarde julgamento trancafiado porque faltam-lhe condições na cela. Me poupe... Olha só o caso de Valeska Karla, fonte de uma excelente matéria de Marina Morena Costa, do iG, sobre o sistema prisional feminino em São Paulo. Valeska é mãe de três filhos pequenos, está presa há mais de um ano - no mesmo Carandiru que não tinha condições para Tranchesi - e não tem noção de sua pena. Na entrevista à Marina, ela diz: "Não tive nenhuma audiência com o juiz, não pude apresentar minha defesa e não sei quanto tempo ficarei aqui. Não sei se cumpri metade da pena, um terço, um quinto ou um décimo". Nem preciso dizer que Valeska não é branca de olhos azuis nem achava que vivia na Disneylândia antes de ser presa.

Valeska, suspeita de tráfico de drogas; Eliana, condenada por fraudes que custaram mais de R$ 1 bi ao Estado, de acordo com matéria de Murillo Camarotto para o Valor Econômico. A primeira, presa há mais de um ano, deve ficar presa por sabe-se lá quantos mais. A segunda, solta mediante habeas corpus excepcionalmente expedido durante o fim de semana. A primeira (vale frisar, acusada), traficante pelo padrão jornalístico; a segunda (condenada), empresária. A primeira, preta de olhos pretos; a segunda loira de olhos azuis. Coloco tudo isso na balança e a única pergunta que me vem à mente é: Por que estão chamando o Lula de racista?

31 comentários:

GUGA ALAYON disse...

Os dois no ponto, pra não variar.

pecus disse...

Eu tenho a impressão que a Eliana é uma sacoleira hipertrofiada. Daí a informalidade que contaminou o seu negócio, que nunca se profissionalizou. Abria a sacola em casa, e as peruas experimentavam ali mesmo. Depois, se espalhou pela Vila Nova Conceição, em casas interligadas sem alvarás de qualquer espécie. Quando o esquema doméstico atingiu a casa das centenas de milhões, a casa caiu. Percebe-se a inconsciência da ilicitude na declaração da Disneylândia.

Neil Son disse...

é guga, por isso nem tinha nada mais a acrescentar.

Neil Son disse...

inconsciência da ilicitude casada com certeza da impunidade, pecus. aquela coisa arrogante do 'eu sou rica, loira, amiga de poderosos; comigo ninguém pode e comigo ninguém mexe'. sifu, bem feito!

Anônimo disse...

é, nada mais a acrescentar..
e no texto do gabriel ainda tem passagem por marina morena e murillo camarotto, haha, que demais!
beijos
Luisa

franka disse...

o prédio da daslu sempre se pareceu com o prédio do carandirú.

Neil Son disse...

esse trio é 'terrivel', luisa! gabriel, marina e murillo! os poderosos que se cuidem, haha!

Neil Son disse...

é mesmo franka! a tranqueira vai se sentir em casa!

Patty Diphusa disse...

textos muito bem escolhidos.

E a vida é mesmo como a Disney, dona tranqueira, as maçãs continuam sendo envenenadas até ficarem podres, mas a cinderela acorda como se saísse de uma sessão de massagem e maquiagem.

Bjs

peri s.c. disse...

A sacoleira que deu certo e agora deu errado . E que vende para os que sempre dão certo.

anna disse...

continuo com meu mantra...
que raio de justiça que condena a 25 anos uma moça que friamente planejou e assassinou seus pais e a uma ladra de tailler branco a 94?

a das grifes como deveria pagar sua dívida, feito o p.m. da espraiada, o q. do metrô, a c.c. pelos supefaturamentos!
essa gente na cadeia só vai corromper mais ainda os presos, porque com certeza seus privilégios continuariam ali!

Selena Sartorelo disse...

Olá,

Fico imaginando qual o alcance do olhar dessa mulher...não á conheço, não saberia dizer, falo em
do que ouço da boca de outras pessoas, sequer conversei com ela...não saberia dizer o quanto ela é materialista, limita, insensível, burra ou não?...eu não a connheço, mas suspeito prá mim já é culpado e se for rico ainda eu odeio mais...no caso dela então, mais ainda afinal ela é branca igual ao Pita...nesse país pra se ter caráter precisa ter cor, mas também pudera...todo mundo é preconceituoso, menos eu, é claro!
Com todo o respeito que tenho por todos vocês mesmo sem conhecê-los...deêm uma chance a imparcialidade e condenem pelos motivos certos, o delito a sonegação. e exija das autoridades o memso respeito que dá.
De que vale tudo isso?

beijos,
Selena

Neil Son disse...

o problema, patty, é que enquanto tranqueira e suas amigas vivem na disney (alias, onde foi mesmo a mega-festa da hebe?), muita gente vive no afeganistão (em plena sp) e nós vivemos na cordabamba. se correr o bicho pega; sem ficar o bicho come.

Neil Son disse...

é a velha história, peri: só existe corrupto pq existe corruptor. se fosse feita uma investigação séria entre os principais clientes da daslu, tenho certeza de que sonegadores e corruptos de alto bordo seriam flagrados. alguem duvida disso?

Neil Son disse...

esses numeros (94/25) são só uma formalidade, anna, uma cortina de fumaça. afinal, na real mesmo, a richtofen tá efetivamente cumprindo os 25, enquanto a tranqueira tá solta, não é mesmo?

Neil Son disse...

não sei se entendi direito o seu comentario e a sua ironia, selena. o que sei é que, em 99% dos casos, aqui no brasil quem paga imposto somos nós. os ricaços sonegam, burlam, fazem mutretas e conchavos com suporte de advogados, financistas, economistas, o escambau. a gente é que sempre se fode. Portanto, acho que a tranqueira, independente do fato de ser burra, materialista ou insensivel (provavelmente, é isso tudo), tem mesmo é que ir pra cadeia.

Selena Sartorelo disse...

Olá Neil,

Meu comentário é bem simples e bem direto. Eu realmente não a conheço para poder condená-la. Acho sim que se ela é culpada juntamente com todos os outros merecem nada mais além do que um setença justa, e se for justo ela passar 94 anos presa, então que seja... mas penso que doeria muito mais para ela pagar cada tostão que roubou, do que ficar presa, pois como você mesmo disse somos nós que além de tudo iremos sustentá-la na cadeia, o que não acontecerá é óbvio, pois nesse país tudo é possível.

Gabriel Rocha Gaspar disse...

Selena, concordo que ela deva pagar tudo. Agora, acredito que ela deva ficar trancafiada enquanto não paga, já que é reincidente no(s) crime(s). Eliana Tranchesi - que já nos custou R$ 1 bi - é uma ameaça grave à sociedade e deve ser posta em reclusão para que não volte a transgredir. Com o dinheiro público que ela gastou em sua Disneylândia particular daria para acabar com a seca no Nordeste. Quer dizer: ela matou muito mais gente e com ainda mais crueldade do que a Richtoffen.

peri s.c. disse...

Neil
Esse é o ponto. O cadastro dos clientes da dona sacoleira que deu certo, respeitando as inúmeras exceções de praxe que creio existam, seria explosivo para traçar um mapa dos reais descaminhos de nosso país.
Estão impressionados com o 1 bi que ela sonegou? Provavelmente café muitíssimo pequeno perto de outros sofisticados praticantes desse esporte e que iam lá fazer suas "compritchas".
Obviamente, para nós que temos algum senso crítico, irrita profundamente o significado do negócio dessa senhora, particularmente pela jacuzice intergalática dos nossos ricos .
Se eu fosse rico, iria comprar um sapato Prada lá na Itália, não na beira do rio Pinheiros. E muito menos naquele bolo de noiva nojento e patético que ela erigiu como sede de seu negócio. Aquele prédio é bem significativo da extrema pobreza cultural em que vivem nosso endinheirados abençoados pela sorte, e pelas falcatrus talvez. Por aquele prédio, sim, ela mereceia uns 15 anos de xilindró.
De resto, acho que ela devia estar soltinha da silva, pagando centavo por centavo do que deve de impostos. Dói prá caralho pagar impostos atrasados com aquelas inacreditáveis correções e juros.

PS : precioso o texto do Jayme.

jayme disse...

Um ponto a colocar aqui e pôr mais palha na fogueira: ao contrário do que diz a imprensa e a dita opinião pública, eu não acho racista a colocação do Lula sobre a autoria branca de olhos azuis da atual crise. A imagem é bem-aplicada, tão bem-aplicada quanto a de FHC, quando se declarou mulatinho. É uma forma de dizer que essa crise é do andar de cima, lado esquerdo de quem saí do elevador. Não vejo racismo ali -- e usaria essa figura de linguagem sem medo de ser feliz.

Neil Son disse...

selena e peri: estou mais com o gabriel. não basta a tranqueira pagar o que deve; pra mim, é cadeia mesmo. e sou pela devassa no cadastro dos clientes daslu, esses imbecis perdulários sonegadores e jacus.

Neil Son disse...

também acho, jayme. e se a gente assiste o lula dizendo o que disse (tem um videozinho lá no afroências), a gente percebe o clima e o contexto, e dá ainda mais razão ao presidente. lula, aliás, mais uma vez da mostras de sua impressionante inteligencia intuitiva: às vésperas do G20, ele está em todos os jornais do mundo. gol de placa!!

Selena Sartorelo disse...

Só para dar bom dia pois sei que o assunto já se esgotou..Mas dizer que o Lula tem inteligência intuitiva já é demais!!!!!!!! rsrsr Socorro!!!!! atribuir esse talento a esse cidadão é simplesmente o cúmulo do cúmulo...Inteligência intuitiva na cabeça de uma anta é chifre, isso sim. (baixei o nivel mas o Lula me irrita demaissssss)...mas cada um...cada um né Neil ( e sem ironias tá rsrsr).
beijos.

Neil Son disse...

bom dia, selena. olha, é o seguinte: a inteligência do lula é algo reconhecido até pelo mais ferrenho de seus adversários e inimigos.

Neil Son disse...

e para o seu conhecimento, selena, os numeros provam que esse é o melhor governo que o brasil já teve. e o reconhecimento e o respeito que o nordestino baixinho ignorante de nove dedos, tem no exterior, é algo que o 'príncipe' sociólogo luminar da sorbonne FHC, não chegou nem perto de ter.

Sibila disse...

Neil é dez!

Neil Son disse...

você que é dez, Sibila!

Selena Sartorelo disse...

Olá Neil.

Parabenizo-o por tanta devoção, mas assusta-me uma pessoa tão bem informada acreditar em números tão estupidamente manipulados..mas no meu caso a aversão, asco e desprezo que sinto por esse senhor, é algo pessoal e nada que alguns anos de conhecimento e terapia não ajude e quem sabe resolva, e eu daqui há algum tempo esteja e seja tão esclarecido quanto você.

beijos,
Selena

Neil Son disse...

oi selena, não me leve a mal. aprecio seus comentários e espero que vc continue visitando (e comentando) por aqui. os números a que me refiro não são manipulados; são dados levantados e divulgados por organizações internacionais, absolutamente isentas. beijo!

Selena Sartorelo disse...

Olá Neil,

Obrigada Neil, gosto muito dos novos espaços e novas cores que tenho conhecido...mas acho bom evitar assuntos polêmicas..tenho sangue de "talhiana" manja!!!!! rsrsr..Obrigada pelo respeito e não leve nada muito á sério afinal odeio politica...rsrsr.
beijos,
Selena

Neil Son disse...

selena: 'brinque de ser séria e leve a sério a brincadeira!', BJS