Quase pouco de quase tudo é assim: um pouco mais do que pouco, sobre um pouco menos do que tudo. Sem compromisso nenhum, principalmente comigo mesmo.O que der na veneta e pronto.
segunda-feira, 16 de março de 2009
Recomendo
A idéia é muito boa: o fotógrafo Evandro Teixeira, que cobriu para o Jornal do Brasil a histórica 'Passeata dos 100 Mil', em 1968 no Rio de Janeiro, pegou a foto acima e foi atrás de alguns dos milhares de rostos ali presentes; identificou vários, entrevistou e fez fotos atuais de cada um deles, na mesma Cinelândia da foto original.
Interessante conferir o rumo que cada um tomou, a influência (ou não) que os 'arroubos da juventude' tiveram sobre as vidas daquelas pessoas. Seria fácil ir atrás dos (muitos) participantes famosos que ali estavam: Chico Buarque, Gilberto Gil, Nana Caymmi, Paulo Autran, Odete Lara, Caetano Veloso, Tônia Carreiro (que identifiquei nas fotos abaixo):
Mas Evandro escolheu personagens anônimos, ou quase anônimos, e incluiu bons textos de Marcos Sá Correa, Fritz Utzeri, Augusto Nunes e Vladimir Palmeira. Pronto: fez um livro histórico, importante e que além e acima disso, tem a força e a beleza crua do melhor fotojornalismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
26 comentários:
bacana.
tem uma monte de wally ai prá achar!
Neil
bacanésimo! Só espero que nenhum muquirana venha dizer que a passeata foi um passeio....
Neil
Bela dica de um, sem dúvida, belo trabalho.
Na última foto , creio que o Edu Lobo quase em primeiro plano, bem à esquerda.
Oops, e do lado dele, meio escondido, parece o Othon Bastos.
Neil:
E ainda...
Foto 1- Ao lado do cara de capa e óculos escuros,parecido com o Amaury Junior(jamais seria êle),está Renato Borghi.
Foto 2- Na foto em que estão todos sentados e a Odete Lara em pé(He..He..He..),à direita, em baixo está Eva Wilma.
Sei ainda que participaram à frente,também ,Marilia Medaglia e Jardel Filho.
Abraços
Günther
e nenhum de camisa listrada vermelha e branca, anna!
o pau comeu, marcia. nem tanto nesse dia, mas nos dias anteriores e posteriores. e a coisa desaguou no AI-5.
já tinha notado o edu, peri, mas me esqueci dele na hora de fazer o post.
é mesmo o othon bastos, peri?
sensacional, gunther! vários wallys descobertos!
Dúvida: não seria Betânia jovenzinha, na primeira foto, ali perto do Gil e da Nana, um pouco atrás? E o cara com o cartaz na mão parece irmão caçula do Anselmo Vasconcelos, também conhecido como o homem da piscina.
o cara de capa e óculos escuros, na primeira foto, não seria o finado Paulo Francis?
jayme, acho que não é a 'betha' não. e o cara da piscina a que vc se refere não é o joel barcellos??
xi hélio, acho que não... parece mais com um daqueles exibicionistas de história em quadrinhos. como pode um cara com aquela capa em plena cinelândia 40 graus? ou é cana ou é exibicionista, hehe...
Neil,
e falam de "Ditabranda"...Quanta gente já tinha sido mandada pro exterior, pro silêncio, pras cucuias? E depois de dezembro de 1968? "Ditabranda" só em cabeça dura ou na caradura. Foi ditadura antes e depois, não importa que espécime de tortura :afastamento compulsório, ameaça, agressão física, moral e/ou emocional. Se o Estado fez tudo isso e ainda mais; se matou 1 ou 50.000 - é ditadura!
Mas há, por contraste até, muita beleza no protesto e não só pelos ilustres.
Beijos
Imagino o trabalho de escavação para achar os anônimos...Muito legal.
Será que se colocarmos o Evandro para achar a menina que se recusou a dar a mão pro Figueiredo dessa vez descobrimos quem ela é?
Anna, Wally pra caramba.
Bjs
concordo 100%, sibila!
boa idéia, patty! o evandro há de achar a menina misteriosa!!
Neil:
...E a "Nova" Democracia virou um caos com urnas...
...E retornaram,Sarney,Delfim Neto,Marcos Maciel(eminência parda,cabeça de pistola),Collor,Ronaldo(amarelão),Parreira...
É a deflação Sócio/Política/Econômica/Esportiva.
Um Marolão.
Abraços
Günther.
Patty/Neil
A foto da menina que não deu a mão para o Figueiredo foi feita por Guinaldo Nicolaevsky, que faleceu ano passado. O Claudio Versiani no seu blog Pictura Pixel, lançou um desafio no começo de 2008 para se tentar descobrir quem é a garota. parece que sem resultados.
Joel Barcelos, é claro. Essa minha memória está virando uma piada. Confundir Anselmo Vasconcelos e Joel Barcelos é como trocar Ronnie Von por Tony Ramos.
neil, tem uma coisa estranha na primeira foto...parece montagem... o gil e a nana (que estariam em primeiro plano) estão tão pequenininhos comparados com a turma de trás! repara, olha o tamanho do cara de capa, os dois parecem anões!
gunther: o marco maciel é um palito de fósforo. só que apesar de sempre presente (não importa qual o governo), tá sempre apagado.
valiosas informações, peri.
bê!!! caramba, você tem razão!!! parece que gil e nana foram inseridos na foto!!! putz, agora tá colocado sob suspeita todo trabalho do livro!
Não, não, é uma mistura do ângulo da foto com a distorção natural da teleobjetiva. Tava todo mundo lá.
Postar um comentário