segunda-feira, 22 de junho de 2009

Não perca!!


"Doido", que a princípio terá apenas mais uma única apresentação – no próximo domingo, 14h30, no Teatro Eva Herz, que fica dentro da Livraria Cultura do Conjunto Nacional – é um emocionante ‘tour de force’ de um ator excepcional: Elias Andreato. Ele é o ‘one man show’. Escreveu, roteirizou e dirigiu a peça. Em cena, não conta com nada além de uma mesa, uma cadeira e alguns poucos objetos. Recursos de luz e de trilha sonora? Mínimos.

E mais: o espetáculo não possui uma história, um enredo ou uma trama. Elias ‘apenas’ discorre sobre a profissão de ator, sobre arte, sobre amor, sobre loucura, sobre a própria vida, enfim. E toma alguns trechos ‘emprestados’ de autores como Artaud, Maiakóvski, Rimbaud, Van Gogh, Cervantes, Shakespeare, Nietzsche, Nijinsky, Tchecov, Dante, Goethe, Oscar Wilde e Fernando Pessoa, entre outros. Poderia soar pedante e/ou erudito em excesso, mas ao contrário: o público se sente como que conversando com um velho amigo na sala de casa; e poderia ser monótono, mas não dá pra desviar a atenção do ator, por um minuto que seja.

Como é possível? Certas coisas não se explicam, mas arrisco dizer que o segredo desse “Doido” do Elias é a competência em mostrar, a cada pessoa do público, uma imagem multifacetada de um personagem fascinante e que pouco conhecemos: nós mesmos.

10 comentários:

Anônimo disse...

O Teatro não tem mais o prestígio que outrora teve e ainda arrasta, por vezes, o estigma de "chato". Tá certo que muita coisa pode de fato ter colaborado pra isso mas muito tb vem da falta de educação cultural, formação de público e etc. Na verdade existem grandes espetáculos, grandes textos,grandes encenações,grandes atores e assim o Teatro acaba se tornando uma expriência arrebatadora, maravilhosa. O Elias faz isso com a gente, mexe com o coração e cabeça de qualquer um porque é integro, é simples e por isso grandioso. Em "Doido" ele fala do que precisamos ouvir com POESIA, com ALMA e sem pretensão. O Elias não diz "eu sou" ele "É"! Não percam mesmo! Ah, e atemporada foi prorrogada até o fim de julho!!

Pat G.

Neil Son disse...

ótima notícia essa, da prorrogação da temporada. thanks, pat!

anna disse...

do riso ao choro, e não por tristeza, em segundos.

vale demais mesmo!!!!

Márcia W. disse...

Gente,
vou ter que encaixar isso na minha programação paulistana!

peri s.c. disse...

Não percarei. Ótima dica.

Neil Son disse...

emoções fortes, anna!

Neil Son disse...

e aí marcia? qdo estarás na área?

Neil Son disse...

e vc viu peri, que a temporada foi prorrogada para o mês de julho?

Márcia W. disse...

Neil
estarei breve, muito breve, provavelmente "tipo assim" amanhã.
Mas te deixo saber quando tiver certeza!

Márcia W. disse...

Neil
olha teu e-mail: aceitei teu convite! bjks