terça-feira, 16 de junho de 2009

Segunda Sem Carne


Nada como o tempo pra curar velhas feridas... Paul e Yoko já haviam se aproximado quando do assassinato de John Lennon; depois, juntaram-se à Harrison, Ringo Starr e George Martin para organizarem, juntos, a sensacional caixa de DVDs 'Beatles Anthology', para a qual Yoko inclusive cedeu as gravações caseiras de duas músicas inéditas de Lennon.


Paul e as filhas Mary e Stella

Ontem, em um parque de Londres, lançaram juntos a campanha "Meat Free Monday", conclamando a todos para deixarem de comer qualquer tipo de carne, uma vez por semana. Disseram que isso traria um 'enorme benefício para o clima mundial'. Pode ser, mas não entendi lá muito bem a que eles se referiam. Vai diminuir o aquecimento global? Ou será que vai tornar mais 'amistoso' o clima entre as pessoas? Ou entre as pessoas e os animais?

Seja lá o que for, achei interessante a proposta humilde, até mesmo tímida, dos dois. Veja bem: eles não estão pedindo ou 'impondo' o vegetarianismo radical para a humanidade, não estão patrulhando o gosto pessoal de cada um, não estão ecochateando os outros como fazem os arautos do anti-tabagismo ou os pentelhos do politicamente correto. Eles pedem que se deixe de comer carne às segundas-feiras. Só isso.


Aqui, com Stella, Yoko e ao lado de Mary, o filho James

Com a palavra, Sir Paul: "Todo mundo, de maneira geral, exagera nos finais de semana: muita carne, muita bebida, muito tudo. Chega a segunda-feira, bate aquela ressaca e aquela culpa; uns vão fazer exercícios, outros apenas lamentam e seguem com suas vidas. Por que então não limpamos um pouquinho os nossos corpos todas as segundas-feiras, e de quebra ajudamos o meio ambiente?"

Ao mesmo tempo, Paul McCartney se prepara para iniciar, mês que vem nos EUA, uma nova turnê mundial. Legal ver esse cara ainda em atividade, ainda com tesão pra encarar uma maratona de ensaios, viagens, palcos, entrevistas e o escambau. Long live Sir Paul!!

16 comentários:

anna disse...

acho que a proposta se deve a questão desumana (animal?) dos humanos tratarem os bichos nascidos para serem comidos.
os processos de engorda e a forma de abate.
deve haver também a intenção de que comamos muito menos carne, pois comemos muito mais que o necessário.

p.s. a stella deve ter pitis com a forma da yoko se vestir. é terrível!

Neil Son disse...

ah anna, quer dizer que você não gostou daquele 'quepe' de general da banda?

peri s.c. disse...

Fraca a assessoria de marketing deles.

Deveriam , para completar essa importantíííííssima campanha, comprar um navio frigorífico e despachar semanalmente para a África as toneladas de filé-mignon que serão economizadas às 2ªs feiras.

Neil Son disse...

peri: for sure you have a point.

jayme disse...

Há um erro brutal, que pode comprometer ainda mais o meio-ambiente. Explico: consta que o pum dos bovinos é uma fonte emissora importante de gases do efeito estufa (é sério, pelo menos segundo os caras que dizem que o efeito estufa existe, há quem diga que é bobagem). Portanto, se todo mundo parar de comer carne bovina um dia por semana, haverá um corte de 1/7 (dâââr, como diria a Franka) no abate de bois, portanto, um aumento de 16% no número de puns emitidos pelo gado vacuum. Paul, portanto, está contribuindo para a aceleração do efeito estufa.

Anônimo disse...

o cara vai envelhecendo e daí começa:
- segunda sem carne, terça sem cigarro, quarta sem álcool, quinta sem carro, sexta sem sexo, sábado sem balada e domingo sem graça. uma minguaceira de dar dó. será que esse é o curso mais indicado, ou será que o caminho do excesso conduz ao palácio da sabedoria?
Neil,
dizem que quando ele esteve por aqui, a lista de exigências gastronômicas do beatle mais kaká dos 4, era insuportável! procede?
abraço,
Parangolé.

Neil Son disse...

jayme: a história da flatulência bovina é verdadeira, mas agora não sei se refere ao efeito estufa ou ao buraco na camada de ozônio. mas sem duvida, vc tem razão: menos carne consumida, mais boi peidando...

Neil Son disse...

hahaha paranga, o caminho do excesso conduz ao palácio da sabedoria? pode ser... mas pro macca, que já viu o lennon trilhar esse caminho e morrer assassinado, e o harrison passar por tudo pra morrer de câncer, e ele (macca) chegar aos quase 70 ainda 'kicking ass', acho que num tá nem aí. na verdade, ele é vegetariano desde que casou com a linda, lembra-se? e qto à história das exigências de camarim, o fato procede...

Anônimo disse...

amo carne e sou arauta do anti-tabagismo! não vejo a hora de não poder mais fumar em lugar nenhum!! se os fumantes não pensam em ninguém quando acendem seus cigarros, pq eu tenho q achar essa nova lei careta e ditadora? (mesmo assim sou anti-serra!)
beijo, Luisa.

Ana Carmen disse...

Super-aderi à proposta da segunda sem carne.

Até me antecipei nuns 30 anos dessa paradinha. Minha segunda, terça, quarta, quinta, sexta e todo o fim de semana são sem carne :P

Márcia W. disse...

Neil,
o problema ambiental do gado não é só o pum. É que para kilo de carne produzida os bichos comem mais de dez de verde e não sei quantos litros de água. E ainda tem o desmate para o pasto. Ou seja, além de não ser sustentável o consumo de carne vai ficar cada vez mais para quem pode pagar. De qualquer forma, ninguém precisa comer carne todo dia. Euzinha por exemplo, não como carne há uns 26 anos, e comecei por outras razões. Hoje em dia sempre tenho na manga a questão ambiental para responder aos que me perguntam. Porquê ninguém consegue ver um vegetariano e não fazer uns comentários, prontoconfessei!

Neil Son disse...

ana carmen e marcia w.: respeito totalmente os vegetarianos por opção pessoal; mas não tenho paciência para os 'evangelizadores'.

Márcia W. disse...

Neil
concordo! Não existe coisa mais chata que vegetariano que fica apoquetando carnívoro: aê, vai comer cadáver?
Quer dizer, tem o Bono!

googala.opsblog.org disse...

É isso aí!
Vamos todos comer só repolho às segundas e desbancar a hegemonia dos bois

Neil Son disse...

e eles estão por aí, marcia, à espreita, prontos para atacar!

Neil Son disse...

sensacional proposta, guga!