quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Musas de Qualquer Estação

A sensacional escalada de Diablo Cody ao topo da pop culture se deu a partir de um blog. Agora, é reconhecida mundialmente depois de ganhar o Oscar como melhor roteirista por ‘Juno’, filme de Jason Reitman - o mesmo do excelente ‘Obrigado por Fumar’. Mas é a história dela – além do aspecto físico, naturalmente... – que a faz merecedora de entrar para a galeria das ‘Musas’.

Ela nasceu em 14 de junho de 1978 em Chicago, recebeu o nome de Brook Busey, estudou num colégio católico e se formou como ‘profissional de mídia’ pela Universidade de Iowa. Começou a trabalhar numa agência de publicidade mas, entediada, começou seu primeiro blog, ‘Red Secretary’, que contava as aventuras fictícias de uma secretária que se torna stripper. Em 2004, casou-se com um músico que conheceu pela Internet e abriu outro blog, ‘Darling Girl’, que falava de sua vida de casada e dava dicas dos lugares ‘quentes’ de Minneapolis. Da ficção para a realidade: com a aprovação do marido, largou o emprego e passou a se apresentar nos tais lugares quentes, como stripper e lap dancer. Essa experiência serviu de combustível para um novo blog, com o sugestivo nome de ‘The Pussy Ranch’, que ela mantém até hoje.

Foi esse blog que atraiu a atenção de um poderoso de Hollywood, que a convidou a transformar os textos do blog em um livro. Candy Girl: A Year in the Life of an Unlikely Stripper saiu em 2005 e foi sucesso de vendas e de crítica, rendendo até uma entrevista no talkshow de David Latterman. Daí, a fama. Logo surgiu o convite para escrever o roteiro de um filme, mas Cody não tinha a mínima idéia de como escrever roteiros pra cinema; foi a uma livraria e comprou os roteiros de alguns filmes. Foi assim que surgiu ‘Juno’. O roteiro caiu na mão de Reitman e o resto da história todo mundo sabe: sucesso mundial e o arraso na noite do Oscar (aliás, acho que foi a única coisa que se salvou naquela noite), quando Cody foi tão ou mais fotografada do que estrelas como Cameron Diaz ou Nicole Kidman. Agora, chovem convites, e consta que Diablo Cody está escrevendo um novo roteiro pra cinema (o filme de terror ‘Jennifer’s Body’) e uma sitcom para a TV, chamada ‘The United States of Tara’. No papel principal, a ótima Toni Colette, que fez a mãe ‘super-centrada’ de ‘Little Miss Sunshine’.
Tão vendo? Esse negócio de blog pode dar certo... e os EUA podem ser tudo de ruim, mas em matéria de Bruna Surfistinha, dão um banho ni nóis...

19 comentários:

anna disse...

nossa, que moça mutante!
na vida profissa e na aparência.

Anônimo disse...

mais um post de musa?
sem comentários.

Neil Son disse...

mutante mesmo, anna. depois de católica, stripper, publicitária, blogueira e 'oscarizada', qual será a próxima encarnação da moça tatuada?

Neil Son disse...

pô franka! é uma blogueira que ganhou o oscar! 'mire-se no exemplo daquelas mulheres de atenas'. quem sabe você não chega lá?

anna disse...

creio que fará parte da comissão de transição política em cuba.

jayme disse...

Cacilda, eu não fazia idéia dessa história. Essa mulher é uma lenda viva!

jayme disse...

Por falar em lenda, e o bizoux que ela dá na estatueta?

Neil Son disse...

anna, acho que se diablo cody baixar lá na ilha, uma nova revolução terá início!!

Neil Son disse...

pois é jayme! pela história e pelo beijinho sexy na careca do boneco (epa! epa!), não tinha jeito: é musa! é musa!!

Anônimo disse...

É Neil, com este beijo na careca do Oscar, ela vai para o panteão!

Neil Son disse...

é isso, peri! vai para o trono ou não vai? vaaaaaaiii!!!!

Anônimo disse...

neil, não pretendo aparecer de calcinha no frankamente pra ficar famosa. dãr.

GUGA ALAYON disse...

franka, nem precisa, mas uma foto peladinha, mesmo com tarja caía bem...

Patty Diphusa disse...

Bom, salve a blogosfera, a moça e o marido..

Neil Son disse...

não precisa isso, franka. mas vc pode escrever um roteiro pra cinema, pq não? talento vc tem que eu sei.

Neil Son disse...

affe... guga!!!

Neil Son disse...

welcome back, patty! agora, soube que o marido da diablo já dançou...

Anônimo disse...

Cada país tem a Bruna Surfistinha que merece. Que assim seja! Amém.

Gosto muito do seu blog. Indeed.
Venho sempre!

Congratulations!

Neil Son disse...

valeuaê, amélie! volte sempre (e comente)!!