quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

... pour Henri




Henri Salvador se foi.

O grande cantor e compositor nascido na Guiana Francesa tinha 90 anos e uma forte ligação com o Brasil. Reza a lenda que, ao lado de Chet Baker, foi influência fundamental no surgimento da bossa nova. Foi também o compositor de 'Dans Mon Ile', lindamente regravada por Caetano, que ainda referiu-se a Henri em 'Reconvexo': 'Quem não sentiu o suingue de Henri Salvador?'.

Em 2006 saiu seu último disco, 'Révérence', com várias faixas gravadas no Brasil, arranjos de Jacques Morelembaum e participações de Caetano, Gil e João Donato. Um ano antes, no Ano do Brasil na França, Henri Salvador abriu o grandioso show de 14 de julho na Praça da Bastilha, em homenagem ao Brasil.

Um sorriso, uma lágrima e uma flor para esta elegante, talentosa e radiante figura.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ah! vou ser a primeira a dar o ar da graça e espero que agora eu passe a frequentar esse seu mundinho! Bem, mas salve Henri Salvador e seu legado precioso para as nossas almas...

jayme disse...

Neil, que bela e apropriada homenagem!

Anônimo disse...

by the way, sabes por acaso onde a gente encontra cds do Henri? É difícil.

Anônimo disse...

O cara era um, figura! Puta e pura simpatia. Tb não tenho nada dele , a não ser a `dans mon île` c/ o Caetano. Acho que pra arranjar cd só via internet mesmo, não é?
Aliás onde se compra raridades musicais em sampa - alguma indicação em especial, Mr. Music?
Bj.

Anônimo disse...

Oi Márcio, a anônima aí em cima soy yo, Sibila. Não consegui manejar a página de identificação direito. Não sei onde escrever que my user name é Sibila. Se for fácil explicar dá um toque tá? Se não, vou continuar me identificando, assim, no final do texto. Bj.

Neil Son disse...

olá anônimas patrícia e sibila: faz pouco tempo, vi alguns cds do henri salvador na fnac de pinheiros...