segunda-feira, 15 de setembro de 2008

"A boa" da semana


A dica é o ERRÁTICA: POEMA AO VIVO, que rola essa semana no Centro Cultural Banco do Brasil, reunindo duplas inusitadas em torno da confluência poesia, música e tecnologia. Na quarta-feira, dia 17 às 19h30, Lica Cecato e Chico César.

Conheci Lica há muito tempo, quando ambos não tínhamos nem 20 anos. Ela era namorada de um grande amigo. Amor desfeito, a moça se mandou pra tentar a vida na Europa - e nunca mais tive notícias.

Há cerca de cinco anos, nos reecontramos por acaso, pela Internet. E daí eu soube de sua carreira internacional como cantora e compositora, de seu casamento de muito tempo com o grande artista Antonio Dias, de sua incrível história de sucesso. Retomamos o contato, reatamos a amizade. Lica está prestes a lançar dois novos CDs - vale a pena ficar ligado!


O texto abaixo, escrevi para o site dela, que também vale uma visita (www.licacecato.com).



UMA, única. A trajetória de Lica Cecato é única, em termos de experiências vividas e caminhos percorridos.

MUITAS, múltipla. Lica Cecato é uma multi-artista, múltipla em suas capacidades e na versatilidade.

Assim, terá imensa dificuldade aquele que quiser classificar a arte de Lica Cecato. Impossível colocá-la sob um rótulo, mesmo porque estes costumam limitar o alcance ou as possibilidades de um artista.

Lica Cecato está acima disso. Em primeiro lugar, não se sabe de outra cantora que tenha história tão diversificada. Nascida no Brasil, com apenas 22 anos a então designer gráfica (e também estudante de dança e cantora diletante), partiu sozinha para tentar a sorte na Europa. Morou em Roma e Veneza, estudou a língua japonesa, cantou na noite, especializou-se como musicista na Berklee College of Music de Boston (EUA) e, como diretora artística de cruzeiro marítimo, viajou o mundo - Turquia, Israel, Austrália... Desde então, Lica já gravou 6 CDs e se apresentou nos mais variados palcos do planeta. Do ponto de vista artístico, Lica Cecato tem o talento raro de emocionar, seja cantando clássicos da música brasileira, standards do jazz, ou suas próprias composições. É capaz de arrancar aplausos entusiasmados apresentando-se sozinha ao violão ou em sofisiticados espetáculos multimídia, que unem expressão corporal, grafismos visuais, música de vanguarda e poesia concreta. Sua voz de contralto é impositiva e versátil, com uma expressividade que traz o calor e o groove dos trópicos, embalados em técnica apurada.

Lica Cecato é UMA. E é MUITAS.

9 comentários:

anna disse...

fora que ela é um mulherão né?

jayme disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
jayme disse...

O briefing me parece irretocável!

Neil Son disse...

é mesmo, anna: 1,85m!

Neil Son disse...

imagine a minha surpresa, jayme, ao ver no que a minha amiga de pós-adolescência havia se transformado...

Anônimo disse...

Fui olhar o site dela, respeitável curriculum e poderosa mesmo.

Neil Son disse...

peri: se recomendo, é porque vale a pena. modéstia "às favas", hehe...

Patty Diphusa disse...

Gostei do que vi. Está aqui. http://www.youtube.com/watch?v=QmlnusFRqHk

Bjs

Neil Son disse...

é isso aí, patty. e esse video traz o lado mais 'pop' da lica. mas como disse, ela é muitas...