segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"Vamu sê campião!" De novo!

Em uma festa na semana passada, encontrei por acaso o Juca Kfouri.
Disse-lhe que estava gostando da aposta dele no São Paulo, como provável campeão brasileiro de 2008. "É que sempre fui maluco", me respondeu o Juca.

Mas não é maluquice; é apenas lucidez e competência de um cara que entende de futebol e enxerga as coisas com clareza e imparcialidade, apesar de sua paixão declarada pelo Corinthians. Mas Juca é uma exceção na, em geral, desprezível mídia esportiva brasileira. Muitas vezes, o 'jornalista' adota a postura ufanista por estar vergonhosamente comprometido com os poderosos chupins do meio (cartolas, empresários de vários tipos, etc...); e em outras situações, o pseudo-profissional é ridiculamente parcial em suas análises e comentários, apesar de a maioria desses 'jornalistas' (ao contrário do Juca), não revelar pra que time torce. Sem contar que são eles, em sua maioria, preconceituosos, reacionários, racistas e machistas ao extremo.

O fato é que o São Paulo foi o grande vencedor da rodada deste final de semana: além da vitória sobre o Cruzeiro, concorrente direto, beneficiou-se da derrota do Grêmio e do empate do Palmeiras - este, apesar de chegar à liderança, deveria ter vencido o Náutico para verdadeiramente sair 'com moral' dessa rodada...

Mas além do Juca, de vez em quando a gente lê ou ouve alguma coisa interessante na mídia futebolística. No Estadão, salva-se o Daniel Piza; na Folha, tem o Tostão e o José Geraldo Couto (que semana passada, escreveu excelente artigo sobre os 'Atletas de Cristo'); tem também a turma da ESPN, um ou outro no SporTV e tem o Xico Sá, que também na semana passada e também na Folha, se saiu com essa pérola abaixo, pra comentar a decisão fascista do técnico Mário Sérgio, de submeter os jogadores do Figueirense, daqui até o final do campeonato, ao regime fechado de 'internato medieval', numa tentativa desesperada para escapar do rebaixamento:

"Mas não carece o exagero do Mário Sérgio, o maior malaco quando era boleiro, de impor concentração até dezembro para os meninos do Figueirense. Os atletas podem só passar em casa e dar beijinhos nas mulheres e crianças. Esse crime, de tão primário, merece o castigo de uma Segundona".

9 comentários:

Anônimo disse...

eba! adoro quando o assunto é nosso querido futebol, hehehe!
ontem estive lá, mais uma vez, pra variar.. foi demais! aliás, agora que sou sócia da torcida, sou obrigada a ir em todas as vezes. Eu sempre achei que daria pro são paulo, sei lá se é maluquice ou não, verdade é que torcedor e maluco estão lado a lado. Mas ontem o tricolor jogou bem, assim como jogou contra o flamengo. Resta agora ganhar do ipatinga (que não é fácil), e torcer pros tropeços do cruzeiro e grêmio (o que não é difícil) e palmeiras (que precisa de um pouco mais de olho gordo e zica). Ainda vamos jogar contra eles e o são paulo adora jogar no parque antártica e ganhar, ainda mais com o luxemburgo provocando e a diretoria do palmeiras tbm. Depois da história do gás, falaram que vão colocar rosas no vestiário do sp. Pode isso? É só mais um incentivo pra gente. E quando o tricolor chega, é perigoso, podem esperar!
bjo,
Luisa.

Neil Son disse...

issoaí, luisa! pra mim, pra falar a verdade, nem precisa ser campeão... basta ganhar dos féladaputa lá no chiqueirão hehehe...

Anônimo disse...

Ah, ah, oh, oh ..... torcedor é foda.
Faltam "apenas" 11 rodadas, 33 pontos em jogo. Até o Internacional, 8º colocado pode ser campeão, é só o time "encaixar" ( a palavra da vez ) e estar " focado ( outra ) , mesmo porque o futebol é uma caixinha de surpresas, ah, ah, oh, oh.

Neil Son disse...

o tricolor foi só um 'gancho' pra esculhambar, mais uma vez, a mídia esportiva, peri. mas que vamu sê campião, vamu mesmo, hehe...

jayme disse...

E o Santos? E o Santos? Como o Santos não merece nem uma linha de comentário neste post? Bom, o Mário Sérgio gostava de dar tiros em desafetos. Seria de esperar alguma fascistice dele. Ou será que ele é uma bichona enrustida?? We never know.

Neil Son disse...

o santos, jayme, pobre santos... e mais pobre ainda do kleber pereira, artilheiro de rara eficiência, que vive numa solidão comparável ao náufrago daquele filme do tom hanks.

Anônimo disse...

Neil
Ah bom! Esculhambo junto a midia esportiva.

Patty Diphusa disse...

O que é isso? "féladaputa lá no chiqueirão"? Neil, esse blog tem um nome a zelar, pelamordedeus..e ainda mais pra cima do meu verdão? Sai zica....


Bjs

GUGA ALAYON disse...

Ainda faltam muitos jogos. Mas acho que dá. É só "engrenal" também...