quinta-feira, 2 de abril de 2009

O cara


"Esse é o cara! Eu adoro esse cara!"

Foram essas as palavras do Obama ao se encontrar com Lula em Londres para a reunião do G20. Impressionante a empatia que o presidente brasileiro consegue, nos mais diversos ambientes internacionais - do Palácio de Buckingham ao Salão Oval da Casa Branca, do portal da Ilha de Goré, na África, a Davos, na Suíça. Obama chegou a declarar aos jornalistas presentes que "Lula é o político mais popular do mundo". A que se deve isso? Será porque ele aparenta uma autenticidade absoluta? Será porque os poderosos do mundo sentem alguma espécie de 'pena' do baixinho gordinho, monoglota de nove dedos? Será porque ele parece realmente acreditar no seu recorrente discurso de pedir aos países ricos que ajudem os pobres? Será uma reação sincera de reconhecimento à história do semi-analfabeto que chegou à liderança do país mais importante da América Latina? Ou será admiração por esse cara sem estudo nenhum que, contrariando as expectativas, soube 'fazer o jogo do mercado'?

Pode ser tudo isso ou nada disso. Sinceramente, não sei. Mas é incrível como Lula é respeitado e admirado no exterior. Nos últimos anos, tive a oportunidade de fazer algumas viagens por aí. O motorista de taxi em Buenos Aires, o lobista em Washington, a alta executiva em Nova York, o porteiro do hotel em Bogotá, a bilheteira de teatro em Las Vegas: todos são unânimes na percepção positiva sobre o Lula. E atenção: não estou fazendo, neste post, juízo de valor sobre a pessoa ou sobre a competência do presidente brasileiro. Embora a maioria dos queridos frequentadores saiba da minha opinião sobre o Lula (e sobre o seu governo), este NÃO É um post 'político'. São apenas conjecturas de ordem sociológica/psicológica, procurando entender esse verdadeiro fenômeno de empatia entre Lula e seus interlocutores de qualquer nível. E você, o que acha?

26 comentários:

Selena Sartorelo disse...

Ai que tudo recomeça...mas ok vamos lá.
Não sou nem argentina
nem americana
nem empresária
nem presidente
nem ordinária
Sou brasileira
não sou importante
sou anarquista
Ah! lembrei
sou motorista
quase uma idealista
sou verdadeira
Não sou Lulista
Alienada
não sou nem sequer petista.

assim ao menos brinco e me divirto e sinto, sinto tanto por você rsrsr...já pensou em procurar ajuda rsrsr (ok se responder pega leve tá?)

beijos,
Selena

Patty Diphusa disse...

Neil

Se fosse só a questão envolvendo sua trajetória, já teria passado. Ai, que legal, tem nove dedos, foi metalúrgico e virou presidente. Bonitinho, não? então senta aí e fica quieto.

Mas não, ele realmente encanta as platéias e os políticos. Viu o encontro dele com empresários em NY? E acho que isso tem a ver com sua autenticidade, sua fé no que fala e ao mesmo tempo sua cintura para encarar as regras do mercado.

E é engraçado ver como ele impressiona pessoas de perfis tão diferentes em todo o mundo. Para arrepio dos emplumadinhos tupiniquins que só se empolgam se o discurso tiver o certificado da Sorbonne.

Vc viu a coluna do Tamer no Estadão hoje? Nada como um dia após o outro.

Bjs

Ricardo Soares disse...

EU ACHEI ÓTIMO ESSE POST E CONCORDO COM ELE 100%... no mais é balela da imprensa careta britânica conforme eu disse no meu post de hj... e aquele abraço !

anna disse...

miss simpatia!

Neil Son disse...

também não sou filiado ao PT e nem 'casado' com o lulismo, selena. apenas vejo a luz do sol, contra a qual não há argumentos: cega os olhos. volte sempre.

Neil Son disse...

concordo 100%, patty!

Neil Son disse...

issoaí, ricardo! os cães ladram...

Neil Son disse...

hahaha, miss simpatia é sacanagem, anna!!

Selena Sartorelo disse...

Acho que devo tirar os óculos escuros então!!!!
beijos e voltarei sim ou não...Talvez numa hora para concordar pois sinto-me meio assim...cega eu acho rsrsrs.

peri s.c. disse...

ah, ah, ah , " miss simpatia ", a Anna matou a pau .

Anônimo disse...

Neil:

Quem conhece capoeira sabe que malandro capoeirista não entra em qualquer roda,daí,a frase de duplo sentido "Eu só ponho meu boné onde
posso apanhar".
Além de dizer"Lula é o político mais popular do mundo",Obama acrescentou "..."E Bôa-Pinta",como dizem os mafiosos,Bella Stampa.
O gringo "tá tirando"...

Günther.

Anônimo disse...

Adendo:

Adorei a Ministra-Dilma-papagaio-de-pirata-máscara chinesa-plastificada-desfocada.

Günther.

Arnaldo disse...

Também viajo muito pelas esquinas do mundo e compartilho da mesma percepção que você. As pessoas conhecem muito mais o Lula do que conheciam qualquer outro presidente que já tivemos. Dos argentinos, em particular, percebo uma admiração extrema, de uma forma geral. Quase uma inveja.

Tenho muita admiração por ele, mas isso não me desobriga a fazer críticas a algumas características de seu governo. Só tomo o cuidado extremo de, ao fazê-las, deixar claro que as criticas que faço são justamente no sentido oposto daquelas que a nossa digníssima elite faz a ele.

Neil Son disse...

a política é apenas um dos temas desse 'quasepouco...', selena. aliás, esse post nem é político, como avisei. volte mesmo.

Neil Son disse...

a moça é certeira, peri...

Neil Son disse...

acho dificil o obama 'dar uma volta' no lula, gunther. o cabra é retado!!

Neil Son disse...

nem tinha visto a nossa futura presidenta na foto, gunther.

Neil Son disse...

assino embaixo absolutamente tudo o que voce escreveu, arnaldo.

GUGA ALAYON disse...

Loola lá!

Márcia W. disse...

Concordei total com o post. Acrescento que aqui no pântano, digo, Batávia, as pessoas em geral conhecem e falam do Lula com a maior simpatia, miss simpatia (rs rs). É a tal coisa, carisma não se aprende na escola...

Neil Son disse...

googa: loola here there and everywhere.

Neil Son disse...

é mesmo, marcia. tinha me esquecido de listar 'carisma' como um dos motivos que explicariam a empatia que o lula consegue.

hélio disse...

Neil,
e o pior é que os descontentes brasileiros nem sabem ao certo qual o motivo de serem descontentes com o lula. Talvez seja para ser simplesmente descontente. É bacana. E tem aqueles que ficam ávidos para que o governo se esborrache... eu fico pensando, qual o motivo desses caras torcerem contra o país em que vivem? Não é preciso ser a favor, mas jogar brutalmente contra... não dá para entender.

A gringaiada admira o caráter negociador do lula, muito dificil de ver entre politicos, entre alienados, ou politicamente corretos. Falo do negociador e não da negociata, embora muitos descontentes se atrapalhem com esta diferença simples. Para os descontentes é tudo a mesma coisa. Tem quem misture a justiça federal com o governo, quem misture roberto jefferson com o governo, quem misture sarney com o governo... mas lá fora tudo isso é pouco, ou quase nada, diante das atitudes de negociador que o lula tem, assim como a falta de empáfia dele nas negociações internas e externas. Como somos nós como povo, sem empáfia, pobres e humildes, sem sermos simplórios. Diferente de muito bacana ilustre que se acha superior
intelectualmente e só faz bobagem,como disse o próprio lula. CONCORDO. Onde estavam todos os phds de economia, os brilhantes jornalistas do primeiro mundo que não perceberam que o mundo ia quebrar pesado? se perceberam nada fizeram, nada falaram? agora se ofendem quando um retirante mal acabado joga na cara deles isso? Imagine que audácia do sub-desenvolvido!!!
Estão de pires na mão, humilhados.

Como dizem, só erra quem faz, e temos que avaliar os erros corretamente, sem politicagens rastaqueras que querem nos impor com ares de superioridade intelectual polida e banal.

Neil Son disse...

arrasou, helio! é isso aí!! e o duro é que, para esses tais 'descontentes', qualquer comentário elogioso que você faça ao lula, já é imediatamente rotulado depreciativamente como petista ou lulista, mesmo que a pessoa não seja, e mesmo que saiba (como eu e vc) reconhecer os erros do lula e do atual governo. e uma coisa que realmente tira os tais emplumados do sério é o sucesso internacional do lula; a putice deles com isso revela muito do caráter arrogante e preconceituoso desse pessoal e, ao mesmo tempo, é uma coisa que me diverte muito, hehe...

Patty Diphusa disse...

Concordo, o Hélio arrasou.

Bjs

O Petismo é medíocre e truculento disse...

Eu vivi o governo Lula muito de perto e posso afirmar que jamais vi tanta mediocridade instalada no serviço público. Aparelhagem burra, desrespeitosa com a inteligência alheia. Aliás, os petistas odeiam inteligência e preparo e não toleram a divergência. Os tenentes do PT, nas estatais, são verdadeiramente truculentos. FHC e seu PSDB foram mais respeitosos com quem divergiu deles. Hoje, só me resta ser politicamente governada pelo maior esquema de compra de votos que é o Bolsa Família. Estamos a caminho de uma Venezuela e Bolívia. Só com um pouquinho de refinamento, se é que isso é possível com o PT e toda a classe política corrupta que temos. Triste demais ....