sexta-feira, 7 de março de 2008

Musas de Qualquer Estação



Vanessa Redgrave, Marina Silva, Angela Davis, Marilena Ansaldi, Kate Winslet, Bete Mendes, Susan Sarandon, Dilma Roussef, Jane Birkin, Rose Marie Muraro, Segolène Royal, Marta do futebol feminino, Michelle Bachelet, Isabel do vôlei, Amy Winehouse, Marisa Monte, Maria de Medeiros, Lygia Fagundes Telles, Helena Bonham Carter, Soninha Francine, Erikah Badu, Rita Lee...


Mulheres, várias, musas diversas que me ocorrem assim, numa primeira ‘leva’. É através delas que homenageio todas, antecipando-me ao Dia Internacional da Mulher que se celebra amanhã.

É uma bobagem esse negócio de Dia da Mulher? Provavelmente, sim. Mas seria pior se não houvesse pelo menos uma data para que se fale de coisas que não precisariam ser lembradas e sim, incorporadas ao nosso DNA.

E esse post serve também para mostrar que não há nada de machismo ou exploração vulgar da mulher, nesta série ‘Musas de Qualquer Estação’.

17 comentários:

anna disse...

valeu!

engraçada sua lista...

Neil Son disse...

anna: engraçada porque eclética ou engraçada porque surpreendente ou engraçada porque esquisita ou engraçada porque excessivamente democrática?

GUGA ALAYON disse...

engraçada porque desengonçada, é...é clética. Mas me agrada muito.

abraço a vc
e bjs à Elas

PS_Percebi que faltou na sua lista(pelo que já percebi em outras estações por aqui) aquela pitéuzinha da Fillardis, não?

Neil Son disse...

guga: o critério dessa lista foi escolher somente mulheres ainda vivas e excluindo as que já protagonizaram essa seção 'musas' e também aquelas que ainda poderão protagonizar. caso da fillardis, da tais araujo (uau!) e de muuuitas outras.

Anônimo disse...

tá perdoado.
que lindo.
obrigada, mas cuidado com essa incorporação de DNA, vai que acontece mesmo...

jayme disse...

E a Charlotte Rampling???

Neil Son disse...

franka - tenho o meu lado feminino no DNA, mas ele é sapatão.

Neil Son disse...

jayme: la rampling já foi uma das musas aqui nesse espaço, e procurei não colocar aquelas já homenageadas.

Patty Diphusa disse...

Valeu, Neil.

Quer dizer que a lista, no final, tinha critérios, mesmo que básicos? Já homenageadas e futuras homenageadas ficaram de fora? Então vc nunca vai homenagear a Susan Sarandon? A Dilma, tudo bem, mas a Susan?

Bjs

Neil Son disse...

é, patty, não descarto totalmente a sarandon pra protagonista do 'musas', mas os critérios para a seção 'normal' incluem também o aspecto físico. é meio constrangedor e cafa dizer isso, mas 'no causo', a sarandon não atende mais a esse requisito...

Neil Son disse...

retiro o que escrevi acima, já que trata-se de tremenda bobagem. afinal, pode ser 'musa' aquela que tenha aliado beleza, talento e inteligência em qualquer fase de sua vida. casos de charlotte rampling e candice bergen, por ex, que já protagonizaram posts anteriores.

Patty Diphusa disse...

Eu já estava meio confusa, ainda bem que vc esclareceu. rs

Bjs

anna disse...

como disse o guga, é clética sua lista!

susan não atende ao requisito totosa inteligente?

quiquéisso?????

Anônimo disse...

Neil
Será que nossas musas não apreciam lá no fundinho de suas humanas almas, um pouquinho e criativo libidinoso machismo ?

Neil Son disse...

hahaha peri, tenho certeza que sim!

Anamyself disse...

SONINHA: MOOOOOORRA!

Neil Son disse...

ô aninha, calma aí! a soninha fez uma grande cagada, é verdade, mas ela é, continua sendo, uma mulher de personalidade, de ideais sérios, importante em muitos sentidos. merece o nosso respeito, pode crer.