terça-feira, 24 de junho de 2008

AdrianaTribarantes


Na sexta passada, assisti à estréia da Adriana Calcanhoto aqui em Sumpaulo. Foi bacana, gosto dela. Das letras dela própria e daquelas que musicou - de Waly Salomão e de tantos outros -, da voz que foi melhorando com o tempo, do pop bem feito e das sutis e eventuais ousadias. Seu novo show é rico em detalhes sonoros, de barulhinhos vários a intervenções inesperadas dos ótimos músicos que a acompanham. A boa e má notícia é que Adriana é uma artista ainda em desenvolvimento. Ou seja, ainda falta aquele 'algo', mas é bom constatar que ela cresce e deve continuar crescendo a cada novo trabalho.

Mas o lance dos detalhes sonoros me lembrou dos 'Tribalistas', de Marisa, Arnaldo e Brown - um sucesso nacional que virou 'aquele disco que os cri-criticos (oficiais ou não) adoram odiar'.


Acho que atrás das opiniões desse tipo está a audição descuidada e apressada, o preconceito (principalmente contra Carlinhos Brown) e o impulso, para muitos irresistível, de falar mal de quem está se dando bem.

Well... e voltando à Adriana. No show - acho que no bis -, ela surpreendeu ao cantar 'Meu Mundo e Nada Mais', uma das pérolas de Guilherme Arantes. Esse também, apesar de viver uma trégua depois que Elis gravou duas músicas suas, sempre foi massacrado pela mídia 'inteligente'. É verdade que G.Arantes fez um monte de porcaria e nunca soube lidar direito com a 'máquina', mas além de 'Meu Mundo...', é autor de delícias como 'Cuide-se Bem', 'Êxtase', 'Lindo Balão Azul', 'Marina no Ar', 'Nave Errante' e 'Deixa Chover', pra citar só as que me lembro agora. Adriana cantar Guilherme, hoje, é um resgate 'ixperrto...'

E dá pra conferir um trechinho aí embaixo, no video feito pelo amigo Antonio Carlos Miguel, grande figura e grande blogueiro musical (que é tb o autor da bela foto azulada lá em cima). Vale uma visita no blog dele (link aí do lado). Lá tem, p.ex, outros trechos da estréia da Adriana e vários momentos do show 'Obra em Progresso', que o Caetano tá apresentando no Rio.

19 comentários:

lotto disse...

For us when we visit some blog site our main objective is to ensure that we will be entertained with this blog.

Patty Diphusa disse...

E vai ter mesmo o show dela com a Eugênia no auditório Ibirapuera?

Bjs

anna disse...

o preconceito, marcio, abraça tb o antunes, não só carlinhos brown.
enfim, o "meu mundo" e "rasgue as minhas cartas" (do rei?) arrasaram.

não sou super fã, mas que a moça é competente, isso é.

Neil Son disse...

infelizmente, patty, o show da eugénia com a calcanhoto 'subiu no telhado'... money issues...

Neil Son disse...

tá certo anna, tens razão. eu mesmo tive preconceito com o arnaldo: sempre o achei um 'puta chato'. e comecei a rever isso depois do 'tribalistas'.

Neil Son disse...

ah, vc fala do 'devolva-me', né anna? sim, é do 'perna'...

leila disse...

Eu sou super fa da Adriana. O ultimo disco nao e' tao bom quanto os anteriores, mas ainda tem umas duas musicas fantasticas. Se estivesse no Brasil eu com certeza iria no show.

Dos Tribalistas, eu gosto de algumas coisas, mas prefiro a Marisa Monte sozinha. Brown e Antunes sao otimos tambem, ninguem precisa ser genio 100% of the time. Os caras ja' fizeram grandes contribuicoes para a musica brasileira, se fazem uma musica ruim aqui, outra ali, big deal.

GUGA ALAYON disse...

A Adriana é 100, os Tribalistas são 103!
abç

Neil Son disse...

é verdade leila... por aqui existe essa cultura, de ter de matar um leão por dia. o caetano, por exemplo, com tudo o que já fez, é um dos mais cobrados nesse sentido. seus discos mais recentes, esculhambados por muita gente, têm, TODOS, pelo menos uma ou duas musicas absolutamente geniais - o que já é muito mais do que qualquer zecabaleiro ou chicocesar fará em todas as suas vidas...

Neil Son disse...

guga, o grande frasista!

jayme disse...

"Tomei um dia de Sorocabana, bebi cada quilômetro medicinal". O cara era bom, tropeçou no "Água", daquele festivalzinho meia boca. Era da FAU, como Chico, Arrigo e outros tantos.

Neil Son disse...

é isso, jayme. o guilherme tem talento e várias vezes acertou a difícil equação da 'pop music' perfeita, prá tocar no rádio - aquela que consegue aliar apelo popular à qualidade musical. stevie wonder sabe bem o que é isso...

peri s.c. disse...

Fui contemporâneo do GA na FAU, louquinho de pedra ( coisa do tipo "imagem do canal 5 com som do canal 7", sacou? ), tem talento, toca piano divinamente, numa festa sentou no piano às 8:00 da noite foi direto até umas 4:00 da manhã, desfilando por todos os gêneros.

As cantoras no atual cenário musical : muitas boas, nenhuma grande estrela ( como no futebol, não ? )

Neil Son disse...

entre as cantoras atuais, peri, há sim uma estrela: marisa monte. caso raríssimo (desde que elis se foi) de cantora que une talento, inteligencia, timing e ouvidos atentos para novos e/ou esquecidos compositores.

Dani Penna disse...

ola... discordo de vc, Neil... acho a Calcanhoto uma chata de galocha, mas tá valendo!! voz ela tem, isso é inegável! Entrei aqui pra mandar esse recadinho, uma noticia q vi sobre o Neil Y.
beijocas! :)

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/080625/entretenimento/cultura_musica_bush_young_pol_1

Neil Son disse...

galocha no.45, dani?

anna disse...

ei???? hoje não é dia de musga????

Neil Son disse...

mais tarde, anninha, mais tarde... aqui do tramps, num dá pra postar imagem. e musga sem visu numdá...

Patty Diphusa disse...

Men at work...vida dura...