terça-feira, 14 de abril de 2009

Desconstrução


Os que acompanham esse blog, sabem que sou fã do Ronaldo (o 'Fenômeno'). Mas tá difícil... Dois fatos envolvendo o (ainda) craque, neste final de semana, me deixaram bem ressabiado.

O primeiro: antes de começar o jogo Corinthians x São Paulo, um novo comercial da Brahma com o jogador, pegou muito mal. O 'atleta' Ronaldo, ainda um tanto longe de sua melhor forma física, dizendo 'eu sou brahmeiro', é um pouco demais, né? Sobre esse tema, artigo de José Roberto Torero na Folha de S.Paulo de hoje, é certeiro:

"...Voltando ao comercial, que foi criado pela agência África, no texto o atacante afirma que tem orgulho de 'cair e se levantar'. O redator não devia estar sóbrio quando o escreveu. É uma frase muito infeliz. Uma piada pronta. Tanto que, na mesma hora, o amigo com quem eu via o jogo, comentou: 'Cair e se levantar não é grande coisa. Qualquer bêbado consegue isso'. E comparar o esforço de Ronaldo para voltar três vezes ao futebol com o suor da cerveja é chamar o espectador de estúpido. É fazer troça da fantástica recuperação do jogador, que deveria falar: 'Eu sou artilheiro' e não 'Eu sou brahmeiro'. A publicidade brasileira, que já foi das melhores do mundo, vem piorando nos últimos anos. Mas, agora, se superou. Acho que, pelo menos, para desencargo de consciência, esta nova propaganda deveria vir com um daqueles avisos no final, algo do tipo: 'O Ministério da Saúde adverte: cerveja dá barriga e faz você confundir mulher com similares'..."

O segundo fato: no jogo de domingo, com apenas seis minutos de partida, Ronaldo agrediu o zagueiro do São Paulo, André Dias, com uma entrada violentíssima. Por pura sorte, não quebrou o tornozelo do companheiro de profissão. Fosse qualquer outro jogador, teria sido sumariamente expulso.

Há algumas semanas, o volante Deda, da Ponte Preta, já havia advertido: “O Ronaldo me chutou. Seu eu tivesse feito o mesmo, teria sido expulso e poderia pegar um gancho gigantesco. Mando um recado aos times que enfrentarão o Corinthians. O cara (Ronaldo) está blindado pela arbitragem. Encostou, é falta.”

Aguardemos os próximos capítulos.

13 comentários:

peri s.c. disse...

Neil
Quando vi esse "reclame" ( tá mais prá reclame do que prá propaganda ) corri até a geladeira e peguei uma Heineken (não tinha Xingu).

Os jogadores-dondocas pontificam na midia, nos clubes, na Seleção. Vide Ronaldo, Ronaldinho, Adriano, Robinho, RC ( na última Copa )e qualquer cabeça-de-bagre que faça um gol em um jogo mais importante.
Mas se Dunga pode ser "técnico" da Seleção, você espera o que do futebol ?

E o Ronaldo de bermudas na entrevista com a cada vez mais babona Marília Gabriela : São Paulo 40° ?

Anônimo disse...

ahá! adorei o post! assino embaixo!! não tem mais muito oq falar! só que, peri, eu espero bastante ainda do futebol, não da seleção (com a qual eu não me preocupo muito), mas esse futebol dos times nossos aqui de todo dia ainda rende maravilhosas noites de quarta feira e tardes de domingo!
e o ronaldo que fique esperto pq eu vou esperar o ônibus do curintia com pau e pedra na mão, hahahahaha
beijos, Luisa

Neil Son disse...

peri, tudo tem o outro lado. não acho certo julgar apressadamente esses que vc chama de 'jogadores-dondoca'. aliás, não é legal julgar ninguém... fico me imaginando, da noite pro dia, com 20 anos, morando na europa com dinheiro a rodo, mulherada caindo em cima e tudo ali, à minha disposição. sei não se resistiria a, literalmente, cair de boca na esbornia, a enfiar os dois pés (e todo o resto) numa gigantesca jaca. o problema principal é essa mídia vagabunda que se estabeleceu nos últimos tempos. e o futebol? esse continua ótimo. e o brasil, impressionante, apesar de tudo, revelando craques atrás de craques. neymar, miranda, hernanes, keirrison, paulo henrique... eita garotada boa!

Neil Son disse...

a seleção, luisa, a gente só assiste pq gosta de futebol de qquer jeito né? mas não dá pra torcer pro dunga. quem sabe até a copa ele ainda não dança? torço por isso sempre que vejo a sua (dele)expressão parva, que mistura estupidez com grossura e ignorância. affe!

anna disse...

fora com a história do brameiro!

no mais, trata-se de futebol.
fosse expulso e pronto.

não é preciso desconstruir o ferômeno.

peri s.c. disse...

Neil
No caso, cabe perfeitamente o " julgamento", que eu chamaria de uma simples e visível constatação.
Eles tem uma profissão pública, turbinada pelas assessorias de midia e pela imprensa recheada de Babões Buenos. E são tratados sim como " prima-donas "
Como diria Vicente Matheus : " quem sai na chuva é prá se queimar" . Essa moçada merece umas belas chamuscadas, sempre.

Tanto merecem que o desencanto com a Seleção é geral. Culpa só do Ricardo Teixeira e do Dunga ?

Você já ouviu falar dos outros atletas profissionais de alto-desempenho metidos em tantos rolos como os do futebol ? E não estou entrando na vida pessoal, é na profissional mesmo: quebras de contrato, corpo mole, contusões estranhas, má vontade em treinar.
Vai ver quanto dura na seleção de volei um atleta que entrar numa destas. Ou no tênis, ou na ginástica, ou na F1, ou em qualquer outro esporte onde o profissionalismo é sério.No futebol não é.

Anônimo disse...

Neil:

Frase do vice de futebol do São Paulo,Carlos Augusto de Barros Filho:
"Eu estranho muito o que ele fez.Quando era jogador de futebol,ele não fazia essas coisas".

Günther.

GUGA ALAYON disse...

Gente , ele tá só fora do tempo da bola. Uns 10 anos....
Mas que aquele Andre Dias é ruinzão é mesmo. Zagueiro típico.
Uóshington, vai tomá no cu!

Neil Son disse...

olha peri, não concordo... essas primadonas são pouquissimas em um universo de mal-pagos, mal-tratados e de carreira curta. no que diz respeito aos 'babões buenos', vc tem razão, mas esses mesmos são os primeiros a achincalhar as primadonas (geralmente baseados em preconceito racial e/ou social) qdo eles fazem uma besteira. qto à seleção, o problema é estrutural e digno de uma intervenção federal, séria. outros esportistas de alto desempenho metidos em roubadas? olha aí o atletismo e a natação, com seus inumeros casos de doping!

Neil Son disse...

guga: o ronaldo, com quilos a mais e sem tempo de bola, é de longe o melhor centroavante em atividade no brasil. não tem pra ninguém. mas tb é verdade que a entrada no andredias (que é excelente zagueiro) foi maldade mesmo. e o uóxinton? pô qualé guga? o cara conhece!!

Neil Son disse...

gunther: esse dirigente do saopaulo é o 'estranho no ninho'. fala um monte de besteira e segundo consta, a qualquer derrota, faz campanha pela queda do muricy.

pecus bilis disse...

Me identifico com o fofômeno que está, desde que chegou no Corinthians, a três quilos da boa forma.

GUGA ALAYON disse...

Melhor "em atividade"?
PADD(pelamordedeus)!

"Excelente" zagueiro?
Por ser zagueiro já mostra sua gde limitação

Agora, Uóxington...conhece?
Só se for marcas de marcapassos. Xô, Urubu


ahahabraços tricolores