sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dica


Blog é realmente uma coisa poderosa... Em um desses posts mais recentes, na caixinha dos comentários, Luiz Guilherme Guerreiro escreveu que precisava falar comigo. Mandei um email e ele me respondeu que, dentro do festival de doumentários 'É Tudo Verdade', que rola atualmente em vários cinemas do Rio e S.Paulo, aconteceriam exibições do curta- metragem "Ser Tão" (duração de 25 min), que ele dirigiu em parceria com Mayalu Matos.

Além da foto acima, Luiz Guilherme me enviou uma breve sinopse do filme:
"Os rituais do teatro e da guerra misturam-se na cidade de Canudos, que ressurge das águas e do esquecimento na encenação local do texto “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, pelo Teatro Oficina Uzyna Uzona, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa".

Mas além disso,'Ser Tão'conta com três sequências de imagens de arquivo do episódio 'Um Sino Dobra em Canudos', da série 'A Grande Jornada', de Carlos Gaspar, meu pai. Ainda não vi o 'Ser Tão', mas posso assegurar que o valor histórico de 'Um Sino Dobra em Canudos' é imenso. Além de uma entrevista 'in loco' com a última sobrevivente, contemporânea da saga de Antonio Conselheiro, o filme (de 1962) traz as últimas imagens captadas no local exato onde aconteceu aquele ainda pouco conhecido episódio da história do Brasil. Naquele mesmo ano, a área foi inteiramente inundada, dando lugar a um enorme açude.

Para quem estiver em São Paulo e se interessar, 'Ser Tão' será exibido amanhã, sábado, às 17 horas no Centro Cultural Banco do Brasil. E também no domingo, às 15 horas, no mesmo local.

7 comentários:

Márcia W. disse...

Neil
também adoro essas conexões internéticas que mudaram aquela teoria dos 6 graus de separação.
No mais, tomara que eu veja esse filme um dia!

anna disse...

ser tão é um nome muito legal.

e que ótimo que o material do seu pai está sendo usado não?

Neil Son disse...

é verdade, marcia: a internet é um lugar de encontros inusitados e descobertas improváveis.

Neil Son disse...

tamem gostei do nome, anna.

Patty Diphusa disse...

Perdi. Me avisa se souber qdo vai passar de novo.

Bjs

Neil Son disse...

caramba patty! e vc acredita que eu também perdi?? cheguei lá no CCBB com 5 minutos de atraso, a sala estava lotada e não me deixaram entrar de jeito nenhum...

Anônimo disse...

deve ser bão...
assisti um outro documentário do festival: "man on wire", muito bão tb!
paranga