terça-feira, 30 de outubro de 2007

O horror... o horror!


Notícia incrível no jornal de ontem: “Papa beatifica 498 mortos na Guerra Civil Espanhola”. Pois é... o Bento XVI, em mais uma demonstração de seu conservadorismo – que já passou de patético para extremamente preocupante -, armou a maior cerimônia de beatificação em massa já realizada pelo Vaticano, abrindo caminho para a santificação desse monte de católicos que, entre 1934 e 1937, foram mortos por forças republicanas que lutavam contra a instalação do regime de terror do ‘generalíssimo Francisco Franco. Diz a matéria da Folha: ‘O ato foi interpretado como uma crítica implícita ao governo do primeiro-ministro José Luiz Zapatero, pois a igreja apoiou abertamente as forças fascistas de Franco, que, vitorioso na guerra civil, governou o país com mão-de-ferro até sua morte, em 1975’. Zapatero, aliás, luta para aprovar lei que, entre outras coisas, permite a exumação de fuzilados da guerra civil que estão até hoje em centenas de valas comuns. Entre eles, o poeta Federico Garcia Lorca, morto pelos franquistas em 1936’. Foram dezenas de milhares de perseguidos e mortos pelo exército sanguinário de Franco, famílias inteiras dizimadas com requintes de crueldade – muitas delas, a partir do ‘dedoduro’ dos católicos agora beatificados. Consta que as relações entre o governo espanhol e o Vaticano estão estremecidas desde 2004, quando os socialistas chegaram ao poder e introduziram uma legislação que facilita o casamento gay e o aborto.
O passado de Ratzinger o condena, e seu olhar tem um assustador aspecto maligno – pra mim, é difícil olhar diretamente em seus olhos. Mais ainda depois desse absurdo de beatificação, que revela nojento aspecto vingativo na personalidade deste que se diz o 'Santo Padre'. A Espanha viveu na penumbra por 40 anos; quem viu ‘O Labirinto do Fauno’ – um dos filmes mais impressionantes dos últimos tempos -, sabe exatamente do que estou falando.

12 comentários:

jayme disse...

Uns tempos atrás, eu escrevi lá no Dito Assim um texto sobre a igreja, falando do caso Piergiorgio Welby. Essa é uma instituição com o passado mais sujo do que pau de galinheiro. A ligação com o franquismo e com Mussolini, a inquisição, os escândalos de pedofilia nos EUA, o apoio ao golpe de 64, é uma instituição que insiste em não se dar ao respeito. Com esse papa, agora, ela vai rapidamente se transformar de igreja em seita.

anna disse...

esse cara divide, não agrega. tem como inimigo um teólogo arejado que questiona a infabilidade do papa.
esse cara, se comporta como um deus, afirma coisas perigosas como o islã ser uma religião violenta, que os únicos cristão são os católicos, que a virgindade é quase um requisito para o céu, que a camisinha é um ticket para o inferno e por ai foi. e vai.
vai ainda dar muito trabalho para o mundo. trabalho sujo e bélico.
e cara, ele tem mesmo uns olhinhos...

Anônimo disse...

Chega de intermediários. Que os de fé conversem direto com o Senhor.Há a vantagem de se evitar o dízimo.

Anônimo disse...

jayme: meu pai foi coroinha, entrou no seminário para tornar-se padre; acordou a tempo e saiu da igrejactólica pra virar militante xiita do partido comunista. foi embora pouco depois, assim que descobriu que o partidão era igualzinho à igreja...

Anônimo disse...

anna: diziam que o joãopaulo era a besta do apocalipse, o tal do 666; mas parece que erraram de papa, né?

Anônimo disse...

xi peri, vou me esforçar pra adiar o qto for possível esse téte-a-téte, hehe...

Anônimo disse...

Direto, mas daqui de baixo. Este é um téte-a-téte desejável só à longuíssimo prazo.

GUGA ALAYON disse...

o labirinto é impressionante mesmo.

Anônimo disse...

peri: tem gente, incluisve gente que comenta aqui nesse blog, que parece que tem conexão (daqui de baixo) direta com o Hômi!!

Anônimo disse...

guga: fui ver o Labirinto achando que era uma fábula leve, uma diversão passageira, e levei um direto no queixo!!

Anônimo disse...

Neil
Então temos um(a) representante para interceder por nós?

Ricardo Soares disse...

pois é marcinho... o papa que não é pop, a igreja que não dá ibope, a santificação do bope e agora a copa de 2014... eita mundo.. a proposito da copa sabes o que é feuapá?? dê uma olhada no meu blog hj e saberás
abs
ricardo