sexta-feira, 4 de abril de 2008

Musas de Qualquer Estação

A filha do loucaço e grande ator Klaus Kinski, Nastassja Aglaia Nakszynski (que nome...) nasceu em Berlim em 24 de janeiro de 1961. Quando tinha dez anos, o casamento dos pais acabou e a menina foi morar com a mãe em uma comunidade hippie de Munique. E com apenas 14 anos, Nastassja estreou no cinema, em um pequeno papel no filme ‘The Wrong Move’, de Wim Wenders.

Dois anos depois, começou um romance com Roman Polanski (eita, que esse sempre foi chegado em menininhas...), que a convenceu a ir para os EUA, estudar interpretação com o famoso Lee Strasberg. Em 1978, quando voltou à Alemanha para visitar a mãe, passou cinco dias presa por conta de processos anteriores de roubos em lojas. Apenas um ano depois, estourou no mundo inteiro com o papel-título de ‘Tess’, de Polanski.


Sensualíssima nos belos ‘One From the Heart’ (de Francis Ford Coppola) e ‘Cat People’ (de Paul Schrader), ambos de 1982, Nastassja sempre enfrentou problemas para destacar o seu talento de atriz, para acima de sua inegável beleza. Mas se o público e a mídia tinham essa dificuldade, os grandes diretores certamente não. Além dos já citados, Nastassja filmou com Jean-Jacques Beineix (‘A Lua na Sarjeta’, 1983), Andrei Konchalovsky (‘Maria's lovers’, 1984), e mais uma vez, Wim Wenders, no excepcional ‘Paris, Texas’, também de 84.

Nastassja casou-se duas vezes e tem três filhos; o mais novo, fruto de sua união de cinco anos com o produtor e arranjador musical Quincy Jones. A relação com o pai, que nunca foi fácil, deteriorou-se de vez em 1989, quando ele lançou a autobiografia ‘Kinski Uncut’, na qual insinua que teve uma relação incestuosa com a filha. Nastassja negou que isso tivesse acontecido e nunca mais falou com ele e nem compareceu a seu enterro, em 1991. Na época, disse em entrevista que havia pensado no pai, ‘talvez um minuto; não, trinta segundos’.

15 comentários:

Anônimo disse...

Vamos ao que interessa : Schelerp, um pitéuzinho.
Agora, o acessório : a TV Cultura tem passado uns filmes do Herzog. Entre eles um documentário, apresentado por pelo próprio Herzog na tela, sobre o Klaus Kinski. Definitivamente ele ( o Klaus ) foi um louco de pedra completo e irrestrito desde pequenininho, com algumas histórias hilárias.

Neil Son disse...

peri: sempre quis ver esse documentário e nunca tive a oportunidade.

Anônimo disse...

A Nastassia estava faltando nas "Musas". Uau! E agrego aqui, a prop�sito, o reconhecimento tardio pelo seu resgate do excepcional "One from the heart", de Coppola ("Do fundo do cora�o", no Brasil). Um dos 5 filmes mais belos que j� vi. E agora, a Nastassia no seu blog, completa e comp� o podium!

anna disse...

papy locaço mesmo! geralmente eles é que snao acusados pelos filhos.


olha a moça ai é demias mesmo. especialíssima.

gosto de todos os filmes que ela atuou, menos um que fez so prá pagar o aluguel, ou a facul dos filhos.
são 2 casais amigos e ela e o marido da outra tem um casão daqueles.

e daí, né? quantos trampos de merda eu acabo tendo que fazer pelos mesmos motivos?

Neil Son disse...

anonimo: 'one from the heart' - do qual foi tirada a foto azulada que adorna o post - também está na minha lista de favoritos do cinema. é sensacional!

Neil Son disse...

é mesmo, anna. mas não pode exagerar, né? o robert de niro, o dustin hoffman, o al pacino e até o jack nicholson, por exemplo, têm feito muito filme de merda ultimamente...

Ricardo Soares disse...

essas suas musas sempre são espetaculares... bela lembrança a linda Nastassja... pra começar bem a semana... abs

Patty Diphusa disse...

A moça cresceu em uma comunidade hippie, casou com aquele polonês maluco de pedra, teve o pai que teve, e tem um filho com o Quincy Jones? Fala sério, viveu na corda bamba. Agora, bonita para ninguém colocar defeito, né? bjs

Neil Son disse...

as musas são 'nossas', meu caro ricardo...

Neil Son disse...

e ela tem, naturalmente,a boca que as mulheres buscam nas cirurgias plasticas, reparou patty?

GUGA ALAYON disse...

Perfeita em tudo e algo mais.

GUGA ALAYON disse...

Fora que quase só fez filmes ótimos.
Esses diretores eram 'papa-ninfeta'mesmo.

Neil Son disse...

e esqueci de dizer, guga, que na foto acima (que aliás, é do grande richard avedon), a nastassja estava grávida de 4 meses.

Patty Diphusa disse...

ai, eu achei ela barriguda mesmo. então estava grávida? merda.

bjs

GUGA ALAYON disse...

e de quem era a cobra?
ahahaha