terça-feira, 29 de abril de 2008

Maravilha...

A Bossa Nova completa 50 anos neste 2008 e João Gilberto sai da reclusão para uma pequena série de shows, que começa dia 22 de julho no Carnegie Hall de Nova York, passa pelo Auditório Ibirapuera em 14 e 15 de agosto, para depois seguir para o Municipal do Rio, o Teatro Castro Alves em Salvador e se encerrar em novembro, com três apresentações no Japão. Posso estar errado, mas acho que os shows não têm nada a ver com o aniversário da Bossa Nova; pra mim, acabou a grana pra pagar o apart-hotel, a conta deve estar alta no pizza delivery e a verba da marofa, também miou.

Mas não importa: assistir João Gilbero é sempre um privilégio, uma dádiva, uma ocasião especial. Confiram abaixo esse trechinho do show de 92 no Municipal do Rio, que reuniu depois de muito tempo, João e o Maestro Soberano. Não me canso de ouvir, especialmente, o solo de piano do Tom: um exemplo perfeito de simplicidade, de precisão, de elegância.

20 comentários:

Patty Diphusa disse...

�timo v�deo. E adorei as caras e bocas do Jo�o Gilberto, que tem um sorriso delicioso, n�o tem? Pena que ri e sorri pouco.

Assisti show do Tom no Canec�o em 92, durante a Eco. Mas ele estava numa ressaca braba. Mesmo assim, era Tom, n�?

Estou na d�vida se vou assistir Jo�o Gilberto no Carnegie Hall ou no audit�rio do Ibirapuera. Oh c�us, oh vida...

bjs

anna disse...

legal mesmo.

impressionante como os dois tocam sem esforço.

Anônimo disse...

Joâo Gilberto, adoro o mestre e suas maestrias e sabe que, herege e ingrata, nunca fui a um show dele. Será o tempo da redenção! Oba!
Bjs.

jayme disse...

Esse v�deo � obrigat�rio. Eu tamb�m fujo pra ele v�rias vezes por semana.

Neil Son disse...

preste bastante atenção e perceberá, patty. na voz do joão, tem tudo: lágrimas, sorrisos, emoções as mais diversas - demonstrações físicas tornam-se desnecessárias. carnegie hall ou ibira? não precisa humilhar, minha amiga... hehe...

Neil Son disse...

é a naturalidade dos gênios, anna. eles não precisam se esforçar para ser; simples e naturalmente, apenas são.

Neil Son disse...

assisti a alguns shows do joão, sibila: no municipal, no cultura artistica, no tom brasil, no credicard hall, em iacanga (aguas claras), no palace... todos iguais, todos completamente diferentes entre si.

Neil Son disse...

e tem outro pedaço desse show no youtube, jayme. é um 'chega de saudade', simplesmente espetacular: http://www.youtube.com/watch?v=guMek3_D6ls

jayme disse...

O que é especialíssimo no primeiro é essa introdução do João relembrando a brincadeira dos três -- de que, de fato, o Tom não se lembrava mais.

jayme disse...

Falando em You Tube, uma raridade: http://www.youtube.com/watch?v=iNuMoVqKEuE&feature=related

Neil Son disse...

muito legal, jayme! e já que estamos em clima joaogilbertoyoutubiano, olha ele cantando 'estate' naquele especial antigo da globo. faixa maravilhosa daquele que é certamente um dos melhores discos da musica brasileira em todos os tempos: 'amoroso', uma obra-prima absoluta e atemporal. vejam: http://www.youtube.com/watch?v=eSAjsJmBg_E&feature=related

Anônimo disse...

Ser acompanhado pelo Tom , poucos merecem essa honra.

Anônimo disse...

Maravilha o piano do Tom, no Chega de Saudade.
E o João, o ser humano menos italiano que existe, é bom até cantando em ...italiano

Neil Son disse...

Peri: antes de fazer esse show no Municipal do Rio (era aquela jogada da Brahma, lembra?), Tom e João fizeram o Festival de Montreaux, na Suíça. Eram shows separados, com 1 ou 2 musicas dos dois juntos no final. Mas ficou uma discussão tão grande e absurda, sobre quem faria o primeiro show, que acabaram os dois entrando no palco juntos e fizeram o 'grand-finale' antes do show em si, hahaha...

Anônimo disse...

Neil
Assisti o show do João que inaugurou o Tom Brasil, trabalhei naquele projeto. Na tarde do dia da inauguração, estávamos lá olhando os últimos retoques da obra, a gerente geral perguntou se queríamos ver o camarim dele, lá fomos nós, ela abriu a porta e mandou um " pelamordedeus, não pode nem chegar perto do violão dele, melhor ficar aqui na porta ". Foi um show lindo.

Neil Son disse...

também assisti esse show, peri. foi mais uma demonstração de como o joão sabe fazer do mínimo, o máximo.

Anônimo disse...

já tinha visto esse, maravilha! agora é só se preparar para montar o acampamento em agosto...
o tom eu nunca tive o privilégio de ver, mas sempre gostei muito. engraçado que todos se lembram o que estavam fazendo no 11 de setembro. eu me lembro perfeitamente o que estava fazendo no dia em que o tom morreu, e eu tinha 8 anos! marcante esse homi.
beijos
luisa.

Neil Son disse...

tb me lembro daquele dia fatídico, lulu...

Camila disse...

É um dos melhores cantores do Brasil. Eu realmente gosto de suas músicas e eu tenho os seus cds. Eu gosto de ouvir suas canções enquanto espera a delivery pela internet de sushi, na noite de sábado. Beijos

Camila disse...

É um dos melhores cantores do Brasil. Eu realmente gosto de suas músicas e eu tenho os seus cds. Eu gosto de ouvir suas canções enquanto espera a delivery pela internet de sushi, na noite de sábado. Beijos