segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A hora é agora!


“Eu e Lula nos entendemos. Ele diz algo que faz sentido. Muitos falam muito e não dizem nada. Precisamos do Brasil para a regulamentação do fluxo financeiro mundial." – Nicolas Sarkozy, na Folha Online.

“Uma das prioridades de Hillary Clinton à frente do Departamento de Estado será a América Latina em geral, e o Brasil em particular. Há um enorme potencial para trabalharmos com outros países – Brasil, por exemplo, que de certa forma está adiante de nós em estratégias energéticas.” - Barack Obama, em entrevista à revista Time.

“… Acho positivas as políticas de desenvolvimento do governo. Programas como o Bolsa Família, por exemplo, são inovadores e difíceis de implantar. Na verdade, não encontrei nada similar, com tamanho sucesso, em nenhum outro lugar do mundo, com exceção talvez da China. Os dois países estão criando um mercado interno muito forte por conta disso. E por fim, a diplomacia: acho o Itamaraty incrivelmente sofisticado, na maneira com que lida com questões de comércio.“ – Parag Khanna, consultor de política externa de Barack Obama, em entrevista à Folha de São Paulo.


É, eu sei: a crise econômica mundial – motivada pelo verdadeiro ‘puteiro’ em que se transformou o jogo financeiro nos Estados Unidos -, as muitas declarações alarmistas vindas de várias direções, a continuada situação de penúria e injustiça na África, o aparentemente insolúvel rolo descomunal no Oriente Médio, o fanatismo religioso de várias faces e cores, a crescente deterioração do meio ambiente... são todas elas, questões mais do que preocupantes. Mas, por incrível que pareça, estou otimista para 2009. Pra falar a verdade, até gostei da explosão dessa crise – realmente, algo tinha que acontecer: não dava mais pra seguir em um mundo totalmente dominado pela ciranda financeira dos poderosos. Colocar essa porcaria de modelo em cheque é essencial para que venha uma nova ordem. Pra completar, a eleição de Barack Obama, as declarações acima e os bem sucedidos dois mandatos de Lula, deixam o Brasil numa posição privilegiada, inédita, no cenário mundial.

Mas para isso se realizar, é fundamental a sequência desta filosofia de governo. Antecipando o ano novo, este blog alinha-se, desde já, à campanha de Dilma Roussef para a presidência.

15 comentários:

anna disse...

vc ofende os puteiros - comércio milenar que funciona conforme a demanda - ao comparar com o tal sistema diabofinanceiro de nossos dias! aliás, creio que de todos os tempos.
dinheiro demais é foda. de menos, nem me fale. e ainda, dinheiro sem ser fruto de trampo isso é uma aberração.

anna disse...

e qunto a dona shirley, ops, dilma, deixo prá palpitar em dois mil e nove.

Márcia W. disse...

Márcio,
te desejei boas surpresas para 2009 lá na Bloga, tomara que a Dilma seja uma delas.
Mas adoro imaginar aquela elitezinha mequetrefe que tem vergonha do Lula ter que ouvir essas constatações sobre a posição do Brasa no cenário internacional.

Anônimo disse...

vamo Dilma! e quem sabe se depois Lula lá não volta, não é?
beijos, Luisa

Neil Son disse...

anna: tem razão... acho que ofendi a profissão mais antiga do mundo. e a segunda mais antiga, sabe qual é? jornalista...

Neil Son disse...

pois é marcia w, aquela turma emplumada da USP fica 'tiririca' com isso. o 'príncipe da sorbonne' não conseguiu nem um quinto do prestígio internacional do nosso ex-retirante baixinho gordinho de nove dedos.

Neil Son disse...

seria uma maravilha,luisa. mas acho que ele vai estar muito velhinho...

Márcia W. disse...

É isso,Márcio,
ainda tinha aquele ridículo
"em que língua vocês querem que eu fale?"

Maína Junqueira disse...

Márcio, boa entrada em 2009 para você!

Márcia W. disse...

Márcio,
me junto ao coro M.J. e desejo para você e a galera daqui boas entradas, nada de bandeiras e que as saídas estejam bem indicadas.

Arnaldo Heredia Gomes disse...

Acho que o Lula volta, com Dilma ou sem Dilma. Aliás, não estou tão confiante que o partido vá se esforçar tanto pela eleição dela. O PT tá meio rachado ultimamente, não acha?

Neil Son disse...

mj e marcia: agradeço os votos e desejo o mesmo pra vcs, em dobro!

Neil Son disse...

o pt tá meio rachado, arnaldo, mas mesmo assim tá muito mais 'inteiro' do que qualquer outro. aliás, sempre esteve -bem ou mal, continua a ser o único partido de verdade desse país.

jayme disse...

Aquele blog lá, onde escrevo de vez em quando, respeita a candidatura e a figura da ministra Dilma, mas alinha-se com outro candidato. Mas, como diria alguém no ministério da fazenda, "se as duas candidaturas forem mesmo essas, podemos bem tirar umas férias". Quanto ao ano, nós o faremos melhor.

Neil Son disse...

entre dilma e serra, não tenho nem um pentelhésimo de dúvida, meu caro jayme: é dilma, é dilma!