quarta-feira, 9 de abril de 2008

Quem é Rei...


Depois de trabalhar no meio, em funções diversas, e depois de anos e anos como ‘ouvinte’ e ‘consumidor’ de música, o prazer da audição, da descoberta e das memórias embaladas por determinadas composições, interpretações e artistas, persiste. Mas restam poucos, muito poucos artistas que eu considere ídolos. E mesmo assim, é bom fazer uma ressalva: o termo ‘ídolo’ traz uma conotação religiosa (para o bem e para o mal) que não tem nada a ver com o que tratamos aqui... Bem, mas mesmo assim, um desses ídolos que permanece é o inglês Steve Winwood – compositor, multi-instrumentista e cantor excepcional.
Winwood começou garoto ainda, no lendário Spencer Davis Group; foi o responsável pelo fantástico órgão Hammond do LP ‘Electric Ladyland’, de Jimi Hendrix, formou uma das melhores bandas de todos os tempos, o Traffic, e segue em carreira-solo um tanto irregular, mas sempre com aquela centelha da genialidade e da originalidade. Seu último CD, ‘About Time’ (que já tem uns três anos), é muito bom.

Por incrível que pareça, Steve fez um show (um só) no antigo Palace, em São Paulo, já deve fazer quase dez anos. E era uma terça-feira, não houve divulgação nenhuma, foi tudo muito estranho... mas eu soube em cima da hora e fui. Com apenas meia-casa, tive a chance de ficar bem na frente do palco e saí embevecido com o que vi e ouvi. E outro dia, resolvi pesquisar na Internet, se o cara estava lançando alguma coisa e vi que ele estava fazendo uma turnê nos EUA ao lado de Eric Clapton!! Os dois já haviam se juntado no passado remoto, na super-banda Blind Faith, que durou apenas um ano e lançou um único disco. Achei esse vídeo abaixo, onde eles mostram a canção ‘Can’t Find My Way Home’, linda balada que estava no tal disco único do Blind Faith e foi, vejam só, gravada por Gilberto Gil no disco que fez em Londres, na época do exílio. Deleitem-se!!

16 comentários:

Anônimo disse...

O mundo gira, a Lusitana roda, mas são os velhinhos que continuam surfando impávidos as melhores ondas das praias do show-biss. Nada derruba os tios. Esses tem o que dizer, beleza.

Dani Penna disse...

Speechless!!! Q video incrivel! :)

anna disse...

muito legal o som.

e o eric não é a cara do luizão?

Anônimo disse...

Que lindo ele era quando jovem. Tambem gosto muito do som dele.

Ricardo Soares disse...

pô... que bela lembrança o winwood...nada como ser um tiozinho de bom gosto como vc!!!hehehe... abs do tiozão

Neil Son disse...

é verdade, peri, são esses tiozinhos que continuam fazendo o melhor do pop/rock mundial. arcade fire? radiohead? kings of lion? white stripes? todos têm lá seus momentos, mas a realidade é que os 'velhinhos' engolem todos esses... fácil, fácil.

Neil Son disse...

e uma outra coisa, dani, que me chama a atenção, é a humildade do clapton. com a bagagem, a história e o talento que esse cara tem, ele mantém uma humildade incrível - não se importa em simplesmente participar como acompanhante, ou em abrir mão temporariamente de sua bem sucedida carreira solo pra dar uma força pra velhos amigos que estão meio 'no desvio' - caso dos colegas do Cream, em 2005 e acho que tb do winwood, agora.

Neil Son disse...

haha, o eric é mesmo a cara do luizão, anna!! aviso aos navegantes: luizão é o luiz bueno, grande amigo e grande violonista do duofel.

Neil Son disse...

o cara estraçalhava corações, leila. e acho que continua 'na ativa'...

Neil Son disse...

e agora, ricardo, que o gabriel me ensinou a colocar vídeos no blog, ninguém me segura, hehe...

Patty Diphusa disse...

Que maravilha...adorei, vc, os vídeos, e seu conhecimento de música, ninguém segura mais esse blog. Amei.

Olha, li em algum lugar, não sei onde, que o Winwood que ele vai lançar um cd logo, logo, pela gravadora nova que eu não sei qual é. Bom, vamos aguardar.

bjs

Dani Penna disse...

pois é, mas quem é bom é bom em qquer lugar, qquer stage position! Clapton nao precisa de pose, he´s king himself!!!! :) adorei! tem o MP3 dessa perola? hehehe, beijos!

Márcia W. disse...

Neil Son
delícia esse vídeo. Saiba que você deixou uma Traffic-ante muito feliz.

Neil Son disse...

patty: e com certeza, essa turnê winwood & clapton deve render cd, dvd... aliás já tem umas musicas gravadas ao vivo, disponíveis para download na web. já tenho aqui no meu computador, hehe...

Neil Son disse...

dani: 'clapton is god', já estabeleceu a célebre pichação nos muros londrinos, no começo dos anos 70!

Neil Son disse...

legal, marcia! também sou um trafficmaníaco de quatro costados! tenho todos os LPs e Cds deles!!