sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Musas de Qualquer Estação


Ela nasceu na Suécia, em 10 de março de 1964. Seu padrasto, desde a mais tenra idade, foi o espetacular trumpetista Don Cherry, que a levava, desde bebê, em turnês pelo mundo ao lado de gente como Miles Davis, Herbie Hancock e Art Blakey. Adolescente ,viveu entre Estocolmo e Nova York, mas começou cantando profissionalmente em uma banda de ska, em Londres. Depois de ter sido estuprada na saída de um jazz club londrino, com apenas 16 anos, a moça entrou em parafuso e tentou se matar, mas se recuperou e montou uma banda chamada Rip Rig + Panic, que misturava punk, funk, jazz e soul. Depois, gravou um monte de singles, virou rapper, teve dois filhos e tornou-se 'cult' ao gravar uma ousada e impensável versão rap para o clássico “I’ve Got You Under My Skin”, de Cole Porter, para o álbum 'Red Hot + Blue'. Logo depois viria 'Homebrew' (capa ao lado), aquele que permanece até hoje, na minha opinião, como o seu melhor trabalho, mas o sucesso mundial viria mesmo na sequência, com a linda '7 Seconds', onde Neneh divide os vocais com o senegalês Youssou N'Dour. O que mais? Bom, ela é meio-irmã do cantor e compositor Eagle-Eyed Cherry e já esteve três vezes no Brasil, a mais recente delas há apenas um mês, como bandleader do CirKus. Quem viu, pôde comprovar que, além do talento musical, Neneh continua linda, maravilhosa...

5 comentários:

liquidificador disse...

vim ver a gostosa da sexta-feira e, uau, grata surpresa. ela é demais mesmo.

Anônimo disse...

pois é carol, e eu esqueci de dizer que o padrasto da Neneh (o Don) teve ligação forte com a música brasileira - ele formou com Naná Vasconcellos e Colin Walcott o excelente trio CODONA. E outra: não to conseguindo comentar lá no LEFTOVERS - a caixinha dos comments não abre! Pls help!

anna disse...

faz muito tempo que não escuto a moça. valeu a lembrança.

Anônimo disse...

é anna, e ela esteve aqui no tim festival, mas a imprensa praticamente só falou de bjork, arctic monkeys e cat power...

liquidificador disse...

marcio, esse trio deve ser demais! valeu a dica, vou já procurar ouvir. quanto aos comments, cara, não sei o que acontece, outras pessoas têm comentado lá mas eu mesma comentei aqui algumas vezes e depois vi que meu comentário não apareceu. deve ser pau do blogger, essa maravilha.
beijo com saudade