quinta-feira, 22 de novembro de 2007

This one's from the heart...


Em seu lançamento nos EUA, em 1982, o filme ‘One From the Heart’ (no Brasil, ‘Do Fundo do Coração’), de Francis Ford Coppola, ficou em cartaz por apenas uma semana e em poucas salas de cinema. Foi massacrado pela crítica e o diretor ficou puto com tudo e com todos – mídia, distribuidores, produtores etc. - e ao que parece, com raiva do próprio filme, que lhe valeu uma dívida superior a 30 milhões de dólares. Coppola perdeu as espetaculares instalações do seu Zoetrope Studios, inaugurado alguns anos antes com a promessa de revolucionar a indústria do cinema de Hollywood. Para ‘One from the Heart’, ele havia cometido a ousadia de recriar, no estúdio, boa parte do conhecido espalhafato cafona de Las Vegas. Isso, sem contar a incrível iluminação (como se vê parcialmente na foto acima) que conseguia até mesmo melhorar um dos melhores shows naturais do universo: o crepúsculo no deserto.

Bem, o filme entra fácil na lista dos meus favoritos de todos os tempos. No elenco, Frederic Forrest, Teri Garr, Raul Julia, Nastassja Kinski e Harry Dean Stanton, todos no auge. E a trilha sonora, de Tom Waits, está certamente entre as melhores coisas já feitas pelo loucaço da voz roufenha . O roteiro é simples e sensível, unindo amor e fantasia, emoldurados pela deslumbrante fotografia assinada por Vittorio Storaro, o mesmo de ‘Apocalypse Now’ (também de Coppola) e de ‘O Último Imperador’ (de Bernardo Bertolucci).

Em ‘One from the Heart’, o diretor, literal e deliciosamente, ‘viaja na maionese’, abusando de planos inusitados e telas simultâneas, e fazendo ao mesmo tempo uma apologia bem humorada do fake e do kitsch. E apesar de ter levado Coppola à falência – da qual, parece, nunca se recuperou -, o filme ciou uma pequena legião de fãs e, com o tempo, foi alçado à categoria de ‘cult’.

Em 2004, saiu na Gringolândia um DVD duplo de ‘One from the Heart’, digitalizado, remasterizado e com um ‘making of’ da gravação da trilha com Tom Waits. Está à venda na Amazon por 27 doletas. Quem puder, não perca por nada. Taí a dica.

13 comentários:

GUGA ALAYON disse...

é demais mesmo!
Mas o prejú deve ter sido de 30 milhôes( o q já era muito na época)

anna disse...

li no jornal que já se recuperou financeiramente. tinha uma puta lista de fimes pós "do fundo" que foram sucesso.

gosto dele. e gosto dos filmes da filha a sofia.

Anônimo disse...

olha guga, pesquei essa informação dos 30 bilhões no Variety. impressionante, né?

Anônimo disse...

se recuperou 'médio', viu anna? ele tá morando em buenos aires (mau sinal...) e acabou de ter sua casa assaltada - levaram um monte de coisa e o pior: o roteiro de um novo filme, que há mais de um ano ele tava escrevendo.

Anônimo disse...

I beg your pardon.

Dear.

Anônimo disse...

Neil
Este está na minha lista dos preferidos, que nunca vi.

Anônimo disse...

cuméqiué franka?

Anônimo disse...

peri: se quiser emprestado, tá na mão!

GUGA ALAYON disse...

ACHO IMPOSSÍVEL

GUGA ALAYON disse...

em tempo..."The movie grossed $389,249 on its first weekend on 41 theaters to a disastrous total gross of only $636,796 against a US$26 million budget."wiki
abraço

Anônimo disse...

tens razão, guga. chequei novamente a minha 'fonte' e é mesmo 30 milhões. já vou corrigir o post

Anônimo disse...

a música do filme, neil.

Anônimo disse...

continuo sem entender nada, franka...